A Selecção Nacional de Seniores Femininos, orientada por Hugo Silva, venceu hoje, por 3-0 (25-23, 25-18 e 25-21), em Tbilisi, a sua congénere da Geórgia, no jogo inaugural da Pool E da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2026, que foi transmitido em directo na RTP.
Apesar das diferenças de nível entre as duas selecções serem bem evidentes, Portugal rubricou hoje uma vitória digna de relevo e muito importante para as aspirações de Portugal e por várias razões: foi pela margem máxima, sempre importante quando é preciso de fazer as contas finais e depois de algumas alterações na estrutura habitual da equipa, e foi conseguida na capital georgiana, onde a Selecção Nacional chegou apenas ao final da tarde de ontem, depois de escalas em Amesterdão (Países Baixos) e Varsóvia (Polónia)…
Condicionantes que foram referidas pelo Seleccionador Nacional:
“Tendo em conta a viagem, o processo de mudança da equipa com nova oposta, e sem a preparação com as atletas mais novas, na minha opinião foi um grande resultado para os nossos objectivos.
Claro está que a qualidade do nosso jogo terá de ser outra contra a Espanha, pois trata-se de uma equipa de nível muito alto. Contudo, já mostrámos que podemos lutar por grandes resultados e acredito muito que o nível do nosso jogo vai aparecer no jogo em Santo Tirso.
Temos de preparar bem a semana e acreditar que os bons resultados podem continuar a ser rubricados por esta equipa, silenciando assim os mais cépticos“.
Alice Clemente, com 15 pontos, e Amanda Cavalcanti, com 13, foram as melhores pontuadoras do jogo arbitrado pela grega Eleni Daniilidou e pelo polaco Maciej Twardowski. Ver estatística AQUI
O segundo jogo da Pool E da fase de qualificação para o EuroVolley 2026, de grau de dificuldade mais elevado, está agendado para o dia 25 de Agosto, altura em que Portugal recebe a Espanha no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.
O jogo Portugal x Espanha terá transmissão televisiva em directo na Sport TV (17h00).
Em sequência do que foi referido pelo comentador da RTP durante a transmissão do jogo de hoje (Geórgia x Portugal), Leonel Salgueiro, Director Técnico da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), foi peremptório:
“É lamentável e inconcebível que um jogo tão importante como é o de um Campeonato da Europa, seja da fase de qualificação seja da fase final, de uma Selecção Nacional, que está a representar um País e uma modalidade que tantas alegrias tem dado aos portugueses, para ser transmitido no canal estatal a Federação tenha de pagar por isso.
No caso do Portugal x Espanha, o jogo será transmitido em directo na Sport TV sem qualquer contrapartida.
Contrariamente ao que foi referido pelo comentador do jogo com a Geórgia, transmitir o jogo não é opção da Federação e sim opção da televisão estatal, que cobra para transmitir o jogo ao contrário do que se passa com a transmissão na Sport TV, que não terá custos para a Federação“.
Ver todas as informações AQUI / Acreditação de jornalistas AQUI / Venda de bilhetes AQUI
Inserida na Pool E na Fase de Qualificação para o Europeu de 2026, a Selecção Nacional começa por visitar a Geórgia (17 de Agosto) e receber a Espanha (25 de Agosto). Depois, e já no próximo ano, visita a Espanha (6 de Agosto de 2025) e recebe a Geórgia (a 9 ou 10 de Agosto de 2025).
Os vencedores das pools e os cinco melhores classificados qualificam-se para a fase final, que será disputada em quatro países: Turquia, Chéquia, Suécia e Azerbaijão.
COMITIVA
Atletas*
FC Porto
Ana Monteiro
Maria Reis Lopes
Leixões SC
Ana Carmo Figueiras
Carolina Costa
PV 2014/Colégio Efanor
Matilde Calado Rodrigues
SL Benfica
Alice Clemente
Joana Garcez
Mariana Garcez
Marisa Pardal
Sporting CP
Amanda Cavalcanti
Vitória SC
Bruna Correia
Margarida Maia
Raíssa Cassamá
Raquel Silva
Team Manager
Arnaldo Rocha
Treinador Principal
Hugo Silva
Treinadores Adjuntos
Filipe Vitó
João Campos
Fisioterapeuta
Márcia Santos
*clubes em 2023/2024
**No dia 16 de Junho, era o jogo do «tudo ou nada» depois da derrota averbada no primeiro jogo da final disputado em Santo Tirso, mas a jovem Selecção Nacional de Seniores Femininos não se atemorizou e, com uma exibição épica, matou dois coelhos de uma só cajadada na cidade finlandesa de Tampere: apurou-se para a European Golden League de 2025 e rubricou a primeira vitória no seu historial internacional. A Silver League 2024 ficará para sempre na memória dos portugueses…
A Finlândia tinha conseguido uma importante vitória (3-0: 25-17, 25-21 e 25-11) no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, no primeiro jogo da Final da European Silver League 2024, e tudo parecia indicar que (nov)a vitória não lhe ia fugir, sobretudo a jogar perante o seu público e a começar o jogo a vencer o primeiro set…
Contudo, os mais de 3.000 adeptos finlandeses haveriam de sofrer um duro revés, com a vitória da selecção orientada por Hugo Silva por 3-1 (21-25, 25-22, 25-23 e 26-24), seguida do triunfo por 23-21 (!) no Golden Set.