PORTUGAL x NORUEGA NOS «QUARTOS» DA TAÇA DAS NAÇÕES

As duplas portuguesas de Voleibol de Praia João Pedrosa/Hugo Campos e Gonçalo Sousa/Tomás Sousa
vão defrontar as suas congéneres norueguesas nos quartos-de-final
da fase final da Taça das Nações, competição que garante aos vencedores
a presença nos Jogos Olímpicos Paris 2024
e que está a decorrer em Jurmala, na Letónia.

Como 2.ºs classificados na Pool A, os bicampeões nacionais João Pedrosa e Hugo Campos e os vice-campeões Gonçalo e Tomás Sousa vão defrontar, amanhã, as duplas norueguesas, que venceram a Pool C, disputada por duplas da Noruega, Suíça e Polónia, três países com fortes tradições no Voleibol de Praia.

Segundo o Seleccionador Nacional Ricardo Rocha, será “uma eliminatória muito difícil, como seria com todos os outros países que conseguiram atingir os quartos-de-final, mas vamos fazer tudo para dar um passo em frente na competição e conseguir o apuramento para as meias-finais.
Vamos preparar os jogos com os noruegueses da melhor forma possível para tentar ultrapassar esta difícil barreira“.

As duplas norueguesas são formadas por Hendrik Nikolai Mol/Mathias Berntsen, 13.ºs classificados no Beach Pro Tour Elite16 de Espinho, e Markus Mol/Jo Gladsoy Sunde, 5.ºs classificados no BPT Futures de Cracóvia, na Polónia, as competições mais recentes que disputaram.

Os jogos estão assim agendados:
Mol, M./Sunde x Sousa, G./Sousa (7h30)
Mol, H./Berntsen x Pedrosa/Campos (8h20)

Se atingir as meias-finais, Portugal irá enfrentar o vencedor da eliminatória entre a França e a Bélgica.

Hoje, a Áustria venceu hoje a Espanha e assegurou, invicta, o 1.º lugar na Pool A, apurando-se, juntamente com Portugal, para os quartos-de-final, onde vai defrontar a Polónia, 2.ª classificada da Pool C.
Timo Hammarberg e Moritz Pristauz-Telsnigg derrotaram (21-10 e 21-18) Antonio Saucedo e Álvaro Viera e Christoph Dressler e Philipp Waller superiorizaram-se (2-1: 21-17, 19-21 e 15-11) aos irmãos Javier e Alejandro Huerta, relegando nuestros hermanos para o 3.º lugar e afastando-os da competição.

Rui Carvalho é o árbitro português presente nas Finais da Taça das Nações.

Fotos: Arturs Stiebrins (CEV)

A Taça das Nações tem um formato de competição peculiar que promove batalhas entre países. Cada nação é representada por duas duplas e os duelos disputam-se à melhor de três, sendo a decisão, se necessário, encontrada através de um golden set (set de desempate) de 15 pontos.

Após ter acolhido as edições de 2017 e 2020 do Campeonato da Europa de Voleibol de Praia, Jurmala, na Letónia, recebe a fase final da Taça das Nações, competição que garante aos  vencedores (em masculinos e femininos) a presença nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

De referir que foi precisamente na mais famosa estância balnear letã que, em 1996, a dupla portuguesa formada por Jorge Alves e João Silva, foi vice-campeã europeia de Sub-20.

Em 2023, as selecções portuguesas de Voleibol de Praia disputaram as Pools de qualificação, mas não conseguiram o apuramento para a fase final.
Em masculinos, João Pedrosa/Hugo Campos e Guilherme Maia/Filipe Leite classificaram-se no 3.º lugar da Pool G da Taça das Nações, disputada na cidade de Budapeste, capital da Hungria.
Nas meias-finais, João Pedrosa e Hugo Campos, campeões nacionais em título, não conseguiram superar (0-2: 20-22 e 17-21) Attila Stréli/Artúr Hajós, o mesmo acontecendo (1-2: 21-16, 11-21 e 11-15) com Guilherme Maia e Filipe Leite, vice-campeões nacionais, relativamente a Csanád Petik/Domonkos Dóczi.

Pedrosa Campos estão a tentar entrar com força na nova época do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB Beach Pro Tour), tendo conseguido recentemente o 9.º lugar no Beach Pro Tour Challenge de Stare Jablonki, na Polónia, e o 13.º lugar no Beach Pro Tour Elite16 de Espinho.

Com estes resultados, a dupla bicampeã nacional, orientada por Ricardo Rocha, somou 920 pontos (460 + 460) para o ranking mundial (FIVB).
O caminho da dupla lusa, que almeja uma presença nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, tem sido recheado de bons resultados nos últimos anos: a medalha de bronze alcançada nos Jogos do Mediterrâneo pelos bicampeões nacionais juntou-se à medalha de ouro conquistada no Beach Pro Tour Challenge de Edmonton (Canadá), etapa do Circuito Mundial de 2023, naquela que foi a primeira vez que a dupla portuguesa subiu ao lugar mais alto do pódio numa etapa Challenge do Beach Pro Tour.
Um marco no percurso dos bicampeões nacionais em título e campeões mundiais universitários na caminhada que encetaram há poucos anos ao optarem pela prática do Voleibol de Praia ao longo de todo o ano, no que são apoiados pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).

Por seu turno, os irmãos Gonçalo e Tomás Sousa são a nova aposta “forte” da Federação Portuguesa de Voleibol para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, a disputar em 2028 nos Estados Unidos da América.
Os dois atletas, Gonçalo Sousa, de 23 anos, e Tomás Sousa, de 19, firmaram recentemente uma parceria com a FPV que tem como objectivo conseguir colocar a jovem dupla de irmãos na 34.ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão.

Ver mais informações AQUI

Árbitros portugueses em acção
no Voleibol de Praia

José Casanova
Comité de Controlo dos Jogos Olímpicos 2024, em Paris (França), de 27 de Julho a 10 de Agosto.

Avelino Azevedo
Delegado de Arbitragem nas fases finais dos Campeonatos da Europa de Seniores Masculinos e Femininos, de 13 a 18 de Agosto, nos Países Baixos.

Rui Carvalho
Finais da Taça das Nações, em Jurmala, na Letónia, de 13 a 16 de Junho.
Beach Pro Tour Elite16 de Ostrava, na Chéquia, de 4 a 9 de Junho.
Jogos Olímpicos 2024, em Paris (França), de 27 de Julho a 10 de Agosto.

Sandra Deveza
Beach Pro Tour Elite16 Gstaad, na Suíça, de 3 a 7 de Julho.
Finais do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos, de 14 a 18 de Agosto, nos Países Baixos.
BPT Elite16 Hamburgo, na Alemanha, de 21 a 25 de Agosto de 2024.

Mais informações: www.cev.eu

Partilhar: