VITÓRIA NA ESTREIA DOS SUB-18

A Selecção Nacional de Sub-18 Masculinos, orientada por Diogo Rosa, derrotou hoje, pela margem máxima (3-0: 25-21, 26-24 e 27-25), a sua congénere norueguesa no jogo de estreia na Pool D – 2.ª Ronda de Qualificação para o Europeu de Sub-18, a disputar na cidade croata de Bibinje até ao dia 14 de Abril.

A Noruega foi o primeiro adversário dos portugueses (3-0) e amanhã (16h00 locais) é a vez da Bélgica, que hoje defronta a Croácia.

No domingo, os lusitanos medem forças com a equipa da casa, a Croácia (18h30 locais). Ver jogos em directo AQUI

Noruega x Portugal, 0-3 (21-25, 24-26 e 25-27)

1.º Set
Embora não tenha entrado da melhor forma (0-2), Portugal cedo alcançou a liderança, com dois ataques de Rafael Pinto (5-3).
A boa exibição dos portugueses e as (várias) acções ofensivas desperdiçadas pelo seu oponente fizeram com que a equipa orientada por Diogo Rosa se afastasse cada vez mais (11-7).
Os noruegueses recuperaram os quatro pontos de desvantagem (14-14) e os portugueses responderam com maior agressividade no serviço e ataque (18-15) e recuperaram a preciosa diferença de quatro pontos (21-17) com um bloco de Leandro Prey.
A vitória, esperada, apareceu aos 25-21, com um serviço falhado pelos nórdicos.

2.º Set
No segundo set, e após algum equilíbrio inicial (3-4), os portugueses voltaram a construir uma vantagem que lhes permitisse arriscar mais nas acções ofensivas (11-6, 15-9, 18-13).
Uma série de erros, que permitiu a aproximação dos vikings (17-19), fez o Seleccionador Nacional tocar a reunir. A conversa com os seus pupilos demorou a surtir efeito (23-24), pois os nervos imperavam e o triunfo só acabou por acontecer depois de dois ataques desperdiçados pelos noruegueses: 26-24.

3.º Set
Ao início equilibrado (6-6), seguiu-se a maior vantagem até então conseguida pelos noruegueses (10-7).
Cada vez mais motivados e algo exuberantes nos seus festejos, os vikings foram conseguindo manter a distância (14-11), com um bloco de Eirik Utne e outro de Albert Espeland (19-16).
A igualdade veio pelas mãos de Gabriel Pereira (19-19) e prolongou-se no tempo (25-25), mas o bloco lusitano acabaria por levar a melhor (27-25), possibilitando um importante triunfo pela margem máxima.

Rafael Pinto e Francisco Pinho, respectivamente com 9 e 7 pontos, cotaram-se como os melhores pontuadores entre os portugueses, enquanto Noa Cakic-Kristoffersen, com 9 pontos, foi o norueguês mais concretizador. Ver estatística AQUI

A Fase Final do Europeu realiza-se de 10 a 21 de Julho de 2024, nas cidades búlgaras de Sófia e Plovdiv.
Apuram-se para a Fase Final 16 selecções: a do país organizador (Bulgária), as vencedoras das 5 pools da 1.ª Ronda e as 1.ªs e 2.ªs classificadas das 5 pools da 2.ª Ronda.

 

Comitiva

Atletas

AA Espinho
João França
Tiago Ferradaz

Castêlo da Maia GC
Alexandre Colaço

CV Oeiras
Pedro Abecasis
Leandro Prey

Esmoriz GC
Rafael Pinto

Leixões SC
André Leal
Francisco Pinho
Gabriel Pereira

SC Espinho
Ricardo Pedrosa

SO Marinhense
Aleksander Barbasyak

SL Benfica
Vasco Lopes

Equipa Técnica

Team Manager
Arnaldo Rocha

Treinador Principal
Diogo Rosa

Treinador Adjunto
Leandro Cunha Antunes

Treinador Adjunto
Duarte Costa

Fisioterapeuta
Tiago Trigueiros

Portugal integrou, de 3 a 7 de Janeiro, a Pool A da 1.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa 2024, que foi disputada sob a forma de torneios organizados pelas associações zonais*.
O torneio da Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu (Western European Volleyball Zonal Association), mais conhecida como WEVZA*, realizou-se na cidade alemã de Frankfurt, tendo sido composto por dois grupos. Portugal integrou a Pool A, juntamente com a Itália e a Alemanha, enquanto a Pool B foi formada por Espanha, Países Baixos, França e Bélgica.
Os jogos puderam ser seguidos em directo AQUI
Os dois primeiros classificados de cada pool defrontaram-se nas meias-finais – 1.º da Pool A x 2.º Pool B e 1.º Pool B x 2.º da Pool A – e o vencedor do torneio (França) apurou-se directamente para o Europeu 2024.

*Mais conhecida pela sigla WEVZA, a Western European Volleyball Zonal Association (Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu ) foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integrando oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e com o objectivo primordial de fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.
A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Árbitros portugueses em acção nos Europeus

José Caramez
Pool C da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-18 Femininos, em Espanha, de 12 a 14 de Abril de 2024.

Partilhar: