MIGUEL MAIA TERMINA CARREIRA DE JOGADOR

Guilherme Maia e Miguel Maia (Foto: Óscar Pinto)

Miguel Maia colocou hoje um ponto final na sua carreira de jogador de Voleibol. Aos 52 anos, a maior parte dos quais dedicados à nossa modalidade, era o jogador de Voleibol mais antigo ainda no activo. Cumpriu seis décadas (1970, 1980, 1990, 2000, 2010 e 2020) de Voleibol no jogo do Campeonato Nacional de Seniores Masculinos SC Caldas x Sporting CP, disputado no dia 8 de Janeiro de 2020.

Considerado um dos melhores jogadores de sempre, sem olhar ao tipo de desporto praticado, Miguel Maia será sempre um modelo para os mais jovens e um exemplo de longevidade que não se pode dissociar da sua enorme paixão pela modalidade.

O Voleibol tratou-me com mais generosidade
do que eu jamais teria sonhado
, referiu hoje.

Luís Miguel Barbosa Maia, que se estreou, com apenas 16 anos, na equipa de seniores masculinos da AA Espinho e que actualmente representa(va) o seu primeiro clube, celebrizou-se pelas actuações no Voleibol indoor pela Selecção Nacional e pelo SC Espinho, clube pelo qual chegou a erguer o troféu da Top Teams Cup – competição europeia de clubes já extinta –, mas foi o Voleibol de Praia que o tornou conhecido em todo o mundo.

Formando dupla com o seu amigo de infância João Brenha, e sob a orientação do treinador Francisco Fidalgo, participou em três edições dos Jogos Olímpicos, tendo sido 4.º classificado por duas vezes, em Atlanta 1996 e Sydney 2000.

Ao serviço do Sporting CP defrontou, pela primeira vez, o seu filho Guilherme, num jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal em que o clube de Alvalade venceu a AA Espinho. Mais: o capitão sportinguista acabou por erguer a Taça na final, tal como tinha feito pelos leões mais de duas décadas antes…

Recentemente, o atleta regressou ao clube onde despontou para o Voleibol… e onde acabaria por encerrar a sua carreira de jogador.

Ver currículo AQUI e aqui

Partilhar: