OURO SOBRE AZUL NA ESTREIA NA GOLDEN LEAGUE

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por João José, venceu hoje, por 3-0 (25-22, 25-21 e 25-20), a Roménia na jornada inaugural da Pool A da European Golden League (EGL), disputada no Pavilhão Municipal de Santo Tirso. Após um início algo periclitante, com algum nervosismo à mistura, natural por ser o primeiro jogo, Portugal terminou com uma vitória categórica pela margem máxima.
Na próxima quarta-feira, pelas 20h00, a equipa das quinas recebe, novamente em Santo Tirso, a Turquia, vencedora da EGL em 2019 e 2021 e finalista vencida em 2022. No dia 3 de Junho viaja até Middelfart para defrontar a Dinamarca, adversário que irá receber em Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto 2023, no dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Portugal x Roménia, 3-0 (25-22, 25-21 e 25-20)

1.º Set

A Roménia apresentou-se nesta edição da Golden League sem os zonas 4 Robert Adrian Aciobanitei e Iulian Bala, que foram os melhores pontuadores romenos na final da European Silver League 2022, frente à Finlândia (3-2).
O primeiro set registou um início equilibrado, com um ataque do capitão Alexandre Ferreira a permitir uma diferença de dois pontos (4-2), que se prolongaria no tempo, com o distribuidor Miguel Tavares Rodrigues a aumentar (8-5) através de um ataque ao segundo toque.
A Roménia voltou a repor o equilíbrio, igualando aos 9 pontos com um bloco, para depois passar para a liderança com um serviço do oposto Alexandru Rata.
Portugal recuperou o comando do marcador com um ataque de segunda linha espectacular de Alex Ferreira (14-13)…
Os romenos reagiram bem e, com dois blocos triplos, os comandados de Sergiu Stancu voltaram a saltar para a liderança (17-16)… Mas por pouco tempo, já que novo pressing dos portugueses foi recompensado com o comando no marcador (20-17), com um bloco de Miguel Tavares/José Pinto.
A vitória dos portugueses foi rubricada com (mais) um serviço falhado pelos romenos, na ânsia de alcançarem o seu adversário no marcador: 25-22.

2.º Set

Boa entrada da equipa orientada por João José (5-3), aproveitando bem as falhas no serviços dos romenos. Um serviço directo do rookie José Pinto pareceu querer mostrar-lhes como se executava com êxito a acção (6-3)…
Novo ataque ao segundo toque de Miguel Tavares (8-5), demonstrativo do bom momento de forma do distribuidor que foi MVP por várias vezes no campeonato polaco.
A Roménia respondeu com um serviço directo de Marius Iftime (10-7) e um ataque de Rares Balean (11-9), mas Lourenço Martins fez no ataque o 12-10, tranquilizando Portugal.
Um bloco de José Pinto manteve a diferença (14-12), mas os romenos acabaram por conseguir concretizar os seus intentos e igualaram a contenda (14-14).
Os portugueses acalmaram, começaram a ser mais eficazes na defesa alta e baixa e o central Miguel Sinfrónio mostrou o caminho para a vitória (20-18). Um ataque fulminante de Lourenço Martins colocou Portugal a um ponto do fecho e um ataque desperdiçado pelos romenos consolidou novo triunfo, desta vez por 25-21.

3.º Set

Dois pontos no ataque da autoria de José Pinto e outro de Alex permitiram um mano-a-mano nos momentos iniciais (4-4), equilíbrio desfeito por um bloco e um ataque de Filip Cveticanin (6-4).
Dois serviços directos de Miguel Tavares afastaram a Selecção Nacional, obrigando Sergiu Stancu a parar o jogo, mas o distribuidor lusitano voltou a facturar no serviço por mais duas vezes (13-7).
Miguel Sinfrónio fez, no ataque, o 17-9, o que parecia ter acabado com as esperanças dos romenos, mas estes reagiram e aproximaram-se perigosamente (21-18).
Um serviço directo de Miguel Sinfrónio e um ataque de Filip Cveticanin selaram o triunfo por 25-20.

José Pinto (11 pontos), Alexandre Ferreira (10) e Rares Balean (9) cotaram-se como os melhores pontuadores do jogo. Ver estatística AQUI

No final, o Seleccionador Nacional, João José, reconheceu:
Fomos competentes. O primeiro jogo é sempre muito nervoso, seja qual for a equipa que está do lado de lá. Queria que fossemos nós a buscar o jogo e não ficar a ver aquilo que eles faziam, tendo em consideração que já sabíamos mais ou menos aquilo que eles podiam fazer. E isso conseguiu-se desde o início, de uma forma algo nervosa, mas quando a equipa se libertou, acabámos por terminar de uma forma mais confortável e ascendente.
Todas as selecções lutam pela vitória e temos de respeitá-las a todas, sejam mais ou menos favoritas. A Turquia deverá colocar-nos outro tipo de problemas, eventualmente mais difíceis, mas somos nós que temos de os resolver“.

Alexandre Ferreira, Capitão da Selecção Nacional:
Notou-se claramente uma dificuldade de entrar no jogo ao que não é alheio o facto de ser o primeiro jogo que fazemos juntos. A preparação foi muito curta, com muitos jogadores jovens a entrar, mas conseguimos atingir o nosso primeiro objectivo, que era começar com uma vitória.
A Turquia é também favorito e um adversário que eu conheço bem. Também vêm para ganhar a competição, mas temos feito um bom trabalho e estamos preparados para os enfrentar.

Por seu turno, o Seleccionador da Roménia, Sergiu Stancu, salientou:
Parabéns a Portugal, pois jogou ao seu nível e mereceu vencer. Estou um pouco desapontado com a minha equipa, pois estivemos abaixo daquilo que esperávamos, cometendo muitos erros. Se continuarmos assim, não teremos muitas hipóteses com os nossos adversários nesta pool“.

Todos os jogos disputados em casa pela Selecção Nacional têm transmissão em directo na Sport TV.

Na Pool A da Golden League 2023 – competição disputada por algumas das principais selecções europeias e que dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League – VNL)Portugal vai defrontar novamente a sua congénere da Turquia, bem como a Dinamarca e a Roménia, vencedora da European Silver League em 2022.

Em 2022, a Selecção Nacional terminou na 2.ª posição a participação na Pool A da European Golden League atrás da Turquia e à frente da Eslováquia, adversário que os portugueses superaram, em Propad, em jogo da 4.ª e última jornada da Pool A.
Portugal disputou pela primeira vez a VNL em 2019, após ter conseguido vencer a final da Volleyball Challenger Cup 2018, em Matosinhos.
Tal como em 2020, 2021 e 2022, a Selecção Nacional vai disputar a European Golden League com a ideia de repetir o feito de 2018, em que atingiu a Final Four da prova.

Jogos da Pool A da European Golden League 2023 (horas locais)

27.05.2023 – Portugal x Roménia, 3-0 – Santo Tirso

31.05.2023 – Portugal x Turquia, 20h00 – Santo Tirso

3.06.2023 – Dinamarca x Portugal, 19h00, Middelfart

10.06.2023 – Portugal x Dinamarca, 19h00 – Viana do Castelo

14.06.2023 – Turquia x Portugal, 17h00 – Ancara

18.06.2023 – Roménia x Portugal, 17h00 – Brasov

A Pool A da EGL arranca no dia 27 de Maio e prolonga-se até ao dia 25 de Junho. 

Os melhores classificados de cada pool e o organizador apuram-se para a Final Four, que em 2023 será disputada na Croácia, nos dias 24 e 25 de Junho.
Se o organizador for o 1.º classificado na sua pool, apura-se o 2.º melhor classificado entre todas as pools. Mais informações AQUI

Os dois primeiros classificados desta Final Four europeia irão disputar a Challenger Cup, onde irão encontrar os vencedores das competições continentais disputadas sob a égide da NORCECA (América do Norte e Centro), AVC (Ásia) e o vencedor do play-off entre o vencedor da CSV (América do Sul) e da CAVB (África), bem como o organizador desta fase, num total de seis selecções.

O vencedor da Challenger Cup 2023 apura-se para a Liga das Nações de Voleibol de 2024.

Acreditação de jornalistas AQUI

Todas as informações sobre a European Golden League 2023 em https://fpvoleibol.pt/goldenleague2023

Partilhar: