FPV DISTINGUIDA NO CONGRESSO MUNDIAL

A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) foi distinguida no decorrer do 38.º Congresso Mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que se realizou em Arnhem, onde está a ser disputado o Campeonato do Mundo de Seniores Femininos, organizado pela Polónia e pelos Países Baixos.

O prémio dos 75 anos da FPV (1947-2022) foi entregue por Ary Graça, Presidente da FIVB, a Vicente Araújo, Presidente da FPV e da Comissão de Voleibol de Praia da FIVB, tendo sido ainda distinguidas diversas federações nacionais que comemoram este ano o seu 50.º aniversário, como as de Costa Rica, Gâmbia, Jordânia, Nigéria, Nova Zelândia, Escócia, Somália, Sudão, Iémen e Zâmbia, enquanto a Micronésia cumpre agora o seu 25.º aniversário.

Igualmente presentes na reunião do organismo que superintende o Voleibol a nível europeu estiveram Rogério Pedro Oliveira, Assessor Jurídico da FPV e Presidente da Comissão Legal da FIVB, e Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional e responsável técnico da WEVZA*.

Quando fui eleito Presidente da FIVB em 2012, prometi trabalhar incansavelmente convosco para revolucionar a nossa modalidade, trazendo oportunidades e inovação. Prometi elevar o Voleibol ao lugar que merece: um dos maiores desportos do mundo; 10 anos depois, estou muito feliz por ver até onde chegámos, mas também por ver o quanto mais podemos fazer pelo Voleibol e como podemos apoiar melhor as nossas Federações Nacionais“, salientou o Presidente da FIVB aos representantes das Federações Nacionais no Congresso Mundial, recordando o compromisso da FIVB de reinvestir o dinheiro que “vem da modalidade na própria a modalidade” por intermédio de programas revolucionários como o Volleyball Empowerment.

Nos últimos 10 anos, o apoio ao desenvolvimento aumentou 314% com quase 50 milhões de dólares investidos em Federações Nacionais e selecções nacionais.

*Mais conhecida pela sigla WEVZA, a Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem actualmente como Presidente o português Vicente Araújo, Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa, e o belga Claude Kriescher, representante da Federação Belga.
O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.
A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Mais informações: www.wevza.com /  www.cev.eu  / www.fivb.com

Partilhar: