Portugal mantém uma dupla a lutar pelo pódio (e título) no Beach Pro Tour – Cortegaça Futures, que termina amanhã no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP) da FPV, em Cortegaça, Ovar.
João Pedrosa/Hugo Campos vão disputar as meias-finais em masculinos, enquanto Beatriz Pinheiro/Inês Castro se posicionaram no 5.º lugar em femininos. Um lugar digno de realce mas que soube a pouco tendo em consideração as excelentes exibições com que esta dupla apoiada pela FPV brindou o incansável e caloroso público em Cortegaça.
João Pedrosa e Hugo Campos vão defrontar amanhã, nas meias-finais, a dupla inglesa Javier Bello e Joaquin Bello , numa reedição da final do Beach Volleyball World Tour 1-Star Cortegaça realizado em 2021.
No ano passado, a dupla inglesa formada pelos gémeos de origem espanhola subiu ao degrau mais alto do pódio…
“Vai ser um jogo dificílimo, pois eles formam uma dupla excelente, jogam juntos há muito tempo, são irmãos e, portanto, conhecem-se muito bem. Será, certamente, um bom jogo e um bom espectáculo para se assistir. Nós estamos aqui para dar o nosso melhor; o resultado vem depois.
O trabalho que temos vindo a fazer, começa a dar os seus frutos e estamos muito contentes por isso. Todas as provas internacionais a que temos ido têm-nos dado essa bagagem e essa confiança que precisamos.
A dupla mais forte [para além da portuguesa] que está aqui em Cortegaça? A dupla francesa Calvin Aye/Quincy Aye] está habituada a jogar a um nível elevado, mas ninguém é imbatível e estamos aqui nós, para dar o nosso melhor“, salienta João Pedrosa/Hugo Campos, dupla igualmente apoiada pela FPV.
Meias-finais
11h00 – Bello, Ja./Bello, Jo. (Inglaterra) x Pedrosa/Campos (Portugal)
12h00 – Aye, C./Aye, Q. (França) x Huster/Pfretzschner, S (Alemanha)
14h00 – Jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares.
16h00 – Final
Nos masculinos, a competitividade esteve bem patente – o melhor exemplo disso foi o espectacular Zurcher/Jordan (Suíça) x Sacripanti/Alfieri (Itália), que terminou 2-1 (32-34, 29-27 e 15-9) favorável aos helvéticos ao fim de 1h07 de jogo.
Na Pool A, Guilherme Costa e André Sapina defrontaram hoje outra dupla inglesa, Gleed/Jones, tendo perdido por apertados 0-2 (14-21 e 19-21), o que lhes valeu a 13.ª posição na classificação final.
No primeiro jogo, tinham perdido (0-2: 19-21 e 16-21) com a forte dupla inglesa formada pelos gémeos de origem espanhola Javier e Joaquin Bello.
Na Pool B, os jovens Guilherme Maia e Filipe Leite enfrentaram a dupla francesa Calvin Aye/Quincy Aye, tendo perdido por 0-2 (19-21 e 15-21), terminando a sua participação no Beach Pro Tour – Cortegaça Futures no 13.º lugar final.
Na Pool C, Roberto Reis e Sebastião Leão, que perderam (12-21 e 15-21) de manhã com os venezuelanos Peter/Hernanen, defrontaram de tarde Gleed/Jones (Inglaterra), tendo perdido por 0-2 (18-21 e 19-21) e ficado na 9.ª posição final.
Portuguesas a um passo das meias-finais
Beatriz Pinheiro e Inês Castro bateram-se como leoas frente à dupla letã Namike/Ēbere, que tinham eliminado hoje Juliana Antunes/Tânia Oliveira.
As campeãs nacionais em título até entraram bem no jogo, triunfando no primeiro set, mas não conseguiram suster a reacção das jogadoras da Letónia, perdendo por 1-2 (21-16, 15-21 e 12-15) e repetindo o 5.º lugar final alcançado em Cortegaça em 2021.
“Sentimos que poderíamos ter ido mais além, mas este 5.º lugar não é igual porque, primeiro, o nível da competição deste ano é muito mais elevado, e segundo, sentimos que nós próprias não estamos no mesmo patamar em que estávamos no ano passado. Estamos a jogar muito melhor, estamos mais crescidas dentro de campo. Por isso, ficámos contentes com este 5.º lugar, embora tenhamos ficado com um sabor amargo por sentimos que podíamos ter ido mais longe.
Acreditamos que de um torneio para o outro evoluímos em todos os aspectos, embora hoje nos tenha faltado um pouco de sideout… Sabíamos que iríamos ter muitas dificuldades no primeiro toque, mas tentámos sempre melhorar nesse aspecto.
Duplas favoritas? Sem dúvida, uma delas é a dupla chinesa…“, referiram, no final, Beatriz e Inês.
As meias-finais de femininos ficaram assim definidas:
9h00 – Schmitt/Paul (Alemanha) x Dunarova/Resova (Chéquia)
10h00 – J. Dong/Yuan Lvwen (China) x Namike/Ebere (Letónia)
13h00 – Jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares.
15h00 – Final
Raquel Lacerda/Daniela Loureiro enfrentaram as favoritas Heleene Hollas e Liisa Soomets, medalhadas com a prata em Itália, em Julho. As estónias venceram por 2-0 (21-16 e 21-14), colocando as portuguesas na 9.ª posição no ranking final.
Igualmente em 9.º lugar ficaram Juliana Antunes e Tânia Oliveira, após perderem (0-2: 11-21 e 17-21) com a dupla letã Namike/Ēbere, que acabaram por se superiorizar às portuguesas na Ronda de 12 Equipas. Ver todas as informações AQUI
Amanhã, os jogos das meias-finais e das finais do Beach Pro Tour – Cortegaça Futures podem ser seguidos em directo através do youtube da CEV – Confederação Europeia de Voleibol.
O Beach Pro Tour – Cortegaça Futures é organizado pela Federação Portuguesa de Voleibol em colaboração com a Câmara Municipal de Ovar e a Junta de Freguesia de Cortegaça e sob a égide da Federação Internacional de Volebol (FIVB) e da Confederação Europeia de Voleibol (CEV). Mais informações AQUI
**As duplas e o número de países poderão sofrer alterações até ao arranque da competição (números actualizados em 10.08.2022)
Prata e bronze
para Portugal em 2021
Em 2021, as duplas Javier Bello/Joaquin Bello (Inglaterra) e Alice Zeimann/Shaunna Marie Polley (Nova Zelândia) venceram respectivamente o torneio masculino e o torneio feminino do Circuito Mundial de Voleibol de Praia – Beach Volleyball World Tour 1-Star Cortegaça, realizado no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia da FPV, em Cortegaça, Ovar.
Javier Bello e Joaquin Bello superaram (2-1: 17-21, 21-15 e 15-7), na final, os portugueses João Pedrosa e Hugo Campos.
No jogo que atribuiu a medalha de bronze, Roberto Reis e Sebastião Leão mostraram-se mais fortes do que os austríacos Jakob Reiter e Michael Murauer: 2-1, com os parciais de 16-21, 21-16 e 15-9.
Os jogos da Beach Volleyball World Tour 1-Star Cortegaça foram todos transmitidos pela Volei TV, sendo que as finais tiveram transmissão em directo também no canal A Bola TV e no canal multimédia da CEV: CEV EuroVolley TV.
Na final de femininos, a dupla neozelandesa Alice Zeimann/Shaunna Marie Polley, proveniente da fase de qualificação, conseguiu contrariar o favoritismo atribuído a Brecht Piersma e Emma Piersma e arrebatar a medalha de ouro: 2-1 (19-21, 21-15 e 15-7).
No jogo de atribuição do 3.º lugar, as espanholas Nazaret Florian e Nuria Bouza superiorizaram-se (2-0: 21-17 e 22-20) às holandesas Wies Bekhuis e Nadine Everaert.
Mais informações e fotos aqui