As Finais do Campeonato Lidl 2022 disputam-se nos dias 5 a 7 de Agosto no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP) da Federação Portuguesa de Voleibol, em Cortegaça.
A 5.ª e derradeira etapa do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia, organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol em colaboração com a Câmara Municipal de Ovar e com o apoio da Junta de Freguesia de Cortegaça, acontece na altura certa, quando o equilíbrio entre as duplas que almejam ocupar os lugares do pódio é mais visível.
Embora algumas duplas recolham uma dose maior de favoritismo, casos de João Pedrosa/Hugo Campos ou Roberto Reis/Sebastião Leão, em masculinos, ou Beatriz Pinheiro/Inês Castro e Juliana Antunes e Tânia Oliveira, em femininos, existem outros pretendentes com legítimas aspirações ao título.
Nos homens, João Pedrosa/Hugo Campos, que este ano apresentam já uma boa rodagem internacional, venceram duas das quatro etapas do CNVP 2022, enquanto Roberto Reis/Sebastião Leão, campeões nacionais em título, venceram a etapa inaugural da competição, mas duplas como Guilherme Maia/Filipe Leite ou Guilherme Costa/André Sapina poderão ter uma palavra a dizer na luta pelos lugares cimeiros.
Em femininos, a luta pelo trono de rainhas da praia mantém-se mais acesa entre as experientes Juliana Antunes/Tânia Oliveira e as jovens emergentes Beatriz Pinheiro/Inês Castro e tem sido muito interessante de seguir, sendo que as campeãs nacionais em título venceram em Portimão e Beatriz e Inês em Freixo de Espada à Cinta.
Mas há mais duplas a espreitar os lugares do pódio, como Raquel Lacerda/Marta Hurst, que subiu ao pódio nas duas últimas etapas – 2.ª em Freixo de Espada à Cinta e 3.ª em Portimão –, Maria Cruz/Joana Soares ou as promissoras, ainda que muito jovens, Ana Rui Monteiro e Margarida Santos.
As finais de femininos e de masculinos são transmitidas no domingo pela Volei TV e A Bola TV.
Toda a informação AQUI
O Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP) da Federação Portuguesa de Voleibol é uma instalação desportiva dotada das melhores condições para a prática do Voleibol de Praia que recebeu já as finais dos Campeonatos Nacionais de Voleibol de Praia de 2020 e 2021, bem do Campeonato de Veteranos 2022 e estágios das duplas de Israel, Venezuela, Inglaterra ou Paraguai.
O CARVP, que já estava a ser utilizado como base logística dos treinos de observação inseridos no processo de captação e detecção de talentos no Voleibol de Praia e na organização de provas nacionais e internacionais, continua a alargar a sua influência e, simultaneamente, a permitir a utilização das suas instalações por parte de outros interessados.
Deste modo, a FPV promove a realização de treinos abertos para captação de atletas com vista a municiar as Selecções Nacionais de Voleibol de Praia (atletas devidamente filiados na FPV) ao mesmo tempo que disponibiliza horários para treinos, abertos à comunidade em geral, no Pavilhão Gimnodesportivo de Cortegaça.
O CARVP, que acolheu a realização de uma etapa do Circuito Mundial em 2021 na sua estreia a nível internacional, continua a merecer a confiança e o interesse dos organismos que regem a modalidade a nível planetário e vai acolher, de 11 a 14 de Agosto, uma etapa do Volleyball World Beach Pro Tour: o Beach Pro Tour Future em Cortegaça.
Ver mais informações AQUI
4.ª Etapa – Portimão
Na 4.ª Etapa do Campeonato Lidl 2022, disputada na Praia da Rocha, em Portimão, organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol com a colaboração da Câmara Municipal de Portimão, João Pedrosa e Hugo Campos venceram, na final, José Monteiro/Marcus Borlini por 2-0 (21-17 e 21-19), bisando assim no Campeonato Nacional de duplas depois da vitória em Espinho, na 2.ª Etapa.
Em terceiro lugar ficou a dupla campeã nacional em título, Roberto Reis/Sebastião Leão, após vencer (2-0: 21-17 e 21-19) Guilherme Maia/Filipe Leite.
Em femininos, Juliana Antunes e Tânia Oliveira, campeãs nacionais em título, superaram (2-1: 19-21, 21-17 e 15-12) Beatriz Pinheiro/Inês Castro, enquanto Raquel Lacerda/Marta Hurst subiu ao último lugar do pódio ao derrotar (2-0: 21-9 e 21-14) Maria Cruz/Joana Soares.
3.ª Etapa – Freixo de Espada à Cinta
A 3.ª Etapa do Campeonato Lidl 2022, disputada na Praia Fluvial da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, foi vencida pelas duplas Inês Castro / Beatriz Pinheiro e José Pedro Monteiro/Marcus Borlini.
Classificação da 3ª Etapa do Campeonato Lidl:
Femininos
1.ª Inês Castro/Beatriz Pinheiro; 2.ª Raquel Lacerda/Marta Hurst; 3.ª Juliana Antunes/Tânia Oliveira.
Masculinos
1.º José Monteiro/Marcus Borlini; 2.º Roberto Reis/Sebastião Leão; 3.º Guilherme Maia/Filipe Leite.
2.ª Etapa – Espinho
João Pedrosa/Hugo Campos e Érika Mongelos/Michelle Valiente venceram a 2.ª Etapa do Campeonato Lidl 2022, disputada na Praia da Baía, em Espinho.
Em masculinos, a classificação final ficou assim definida: 1.º João Pedrosa/Hugo Campos; 2.º Roberto Reis/Sebastião Leão e 3.º José Monteiro/Marcus Borlini.
Em femininos, a classificação final ficou assim definida: 1.ª Érika Mongelos/Michelle Valiente; 2.ª Juliana Antunes/Tânia Oliveira e 3.ª Giuliana Poletti e Laura Ovelar.
1.ª Etapa – Porto
Na jornada inaugural, realizada na Praia Internacional do Porto, junto ao Edifício Transparente, na Cidade Invicta, o pódio de masculinos foi formado por 1.º Roberto Reis/Sebastião Leão; 2.º José Pedro Monteiro/Marcus Borlini; 3.º Guilherme Costa/André Sapina.
O pódio de femininos foi formado por 1.ª Érika Mongelos/Michelle Valiente; 2.ª Giuliana Poletti/Laura Ovelar; 3.ª Juliana Antunes/Tânia Oliveira.
As areias da praia adjacente ao Edifício Transparente receberam já várias provas internacionais, organizadas pela FPV em colaboração com a Câmara Municipal do Porto, entre as quais o Mundial de Sub-19, em 2010, 2013 e 2014, o Europeu de Sub-18 (2010), o Europeu de Sub-23 (2011) e o 7.º Campeonato do Mundo Universitário 2014, em Voleibol de Praia.
1.ª Etapa (Porto)
1 a 3 de Julho – Praia Internacional
2.ª Etapa (Espinho)
8 a 10 de Julho – Praia da Baía
3.ª Etapa (Freixo de Espada à Cinta)
22 a 24 de Julho – Praia da Congida
4.ª Etapa (Portimão)
29 a 31 de Julho – Praia da Rocha
5.ª Etapa – Final (Cortegaça)
5 a 7 de Agosto – Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia
Em 2021:
10.º título para Juliana
e 9.º para Roberto
Em 2021, as duplas Juliana Antunes/Tânia Oliveira e Roberto Reis/Sebastião Leão venceram a Final (5.ª Etapa) do Campeonato Lidl 2021, disputada no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP) da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), em Cortegaça, Ovar.
Para conseguir o ceptro – o 10.º para Juliana Antunes e o 5.º para Tânia Oliveira e para as duas atletas juntas –, a dupla campeã nacional derrotou na final Margarida Maia/Carolina Maia por 2-0 (21-15 e 21-18).
No jogo de atribuição do 3.º lugar, Beatriz Pinheiro/Inês Castro, dupla apoiada pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), venceu Joana Resende/Vanessa Paquete por duplo 21-18.
Na Final de masculinos, Roberto Reis e Sebastião Leão superaram (2-1: 19-21, 21-7 e 15-13) Hugo Campos/João Pedrosa, jovem e promissora dupla apoiada pela FPV. Este foi o 9.º título para Roberto e o primeiro para Sebastião.
Ao último lugar do pódio subiu Fabrício Barros/Gabriel Cardoso, após vencer João Simões/Rui Moreira por 2-1 (24-22, 15-21 e 15-12).
A Final do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia 2021, organizado pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) com a colaboração da empresa Lidl Portugal e o apoio do Município de Ovar e da Junta de Freguesia de Cortegaça, realizou-se sob o estrito cumprimento das regras de segurança sanitária da Direcção Geral da Saúde (DGS) e teve transmissão de jogos em directo na Volei TV (youtube) e n’A Bola TV (finais).
Ver lista dos campeões nacionais de Voleibol de Praia AQUI