As duplas portuguesas João Pedrosa/Hugo Campos e Inês Castro/Beatriz Pinheiro iniciam amanhã a sua participação no Quadro Principal do Volleyball World Beach Pro Tour Challenge de Espinho, a decorrer até domingo na sempre aprazível Praia da Baía, e que hoje apresentou já os condimentos necessários para agradar aos mais exigentes: bom tempo e, sobretudo, bons espectáculos de Voleibol de Praia, que podem ser seguidos in loco ou através da Volleyball TV.
Amanhã, pelas 12h40, os nossos rapazes começam por defrontar, na Pool F, os dinamarqueses Jacob Brinck e Kristoffer Abell, que subiram ao pódio no Future de Lecce, em Itália. E, seguidamente, os austríacos Martin Ermacora e Moritz Pristauz, 9.ºs no Elite 16 de Gstaad, na Suíça, ou os ucranianos Sergiy Popov/Eduard Reznik, vice-campeões nos Future de Lecce e de Bialystok (Polónia) e que afastaram da prova os portugueses Roberto Reis e Sebastião Leão.
As nossas raparigas também não terão tarefa fácil pois vão disputar (10h10) um duelo ibérico com uma dupla conhecida, Soria Gutiérrez/Sofía González, que triunfou este ano, em casa, no Future de Madrid.
Na Pool F, para além das espanholas, Beatriz e Inês enfrentarão ainda as alemãs Ittlinger/Schneider ou as paraguaias Érika/Michelle, sendo que estas últimas estagiaram consigo no CARVP de Cortegaça.
Ver mais informações e calendário dos portugueses AQUI

Hoje, a Fase de Qualificação (Qualifying) não foi feliz para as duplas nacionais.
Em masculinos, Roberto Reis/Sebastião Leão, dupla campeã nacional em título, enfrentou Sergiy Popov/Eduard Reznik, dupla ucraniana que subiu, recentemente, ao segundo lugar mais alto do pódio nos Future de Lecce (Itália) e Bialystok (Polónia), tendo perdido por 0-2 (15-21 e 17-21).
Roberto Reis, campeão português por 9 vezes, foi o porta-voz da dupla campeã nacional:
“Antes de mais, gostaria de desejar boa sorte às duplas que vão entrar em competição, sobretudo às portuguesas que entram amanhã em acção e dizer que a organização deste evento está qualquer coisa de espectacular, talvez o melhor evento do género que eu vi até hoje em Portugal. Para além disso, queria apelar a toda a gente que venha ver os jogos, pois está um dia fantástico. Eu nunca vi Espinho sem vento e hoje estamos completamente sem vento e com uma temperatura espectacular. A praia está óptima e o mar convida as pessoas a virem a Espinho. Aproveitem ao máximo este grande evento que temos em Portugal. Apareçam e divirtam-se“.
Em masculinos, qualificaram-se para o Quadro Principal: Miles Evans/Andy Benesh (Estados Unidos), Vaclav Bercik/Matyas Dzavoronok (Chéquia), Kristoffer Abell/Jacob Brinck (Dinamarca), Sergiy Popov/Eduard Reznik (Ucrânia), Juan Virgen/Miguel Sarabia (México), Jonathan Jordan/Immanuel Zurcher (Suíça) e Pawel Lewandowski/Jakub Zdybek (Polónia).
Ver Calendário de jogos AQUI
Juliana Antunes e Tânia Oliveira não conseguiram atingir o Quadro Principal, tendo perdido (0-2: 15-21 e 10-21) com as finlandesas Taru Lahti/Annina Parkkinen, que vinham embaladas com a participação no forte torneio Beach Pro Tour Elite 16 em Gstaad, na Suíça.
No final, a dupla campeã nacional em título, reconheceu:
“Foi um jogo muito difícil para nós, as finlandesas têm outros argumentos, que não conseguimos combater. São altas, na rede, alguma diferença física… tivemos algumas dificuldades na recepção e também na tomada de decisão.
Temos muito pouco tempo de areia. Achamos que podíamos ter feito um bocadinho mais e temos pena de não o termos conseguido.
Queríamos mais, mas estamos contentes por termos participado numa competição de nível mundial e que trouxe até nós as melhores duplas de Voleibol de Praia. Boa sorte às outras duplas“.
Em femininos, qualificaram-se para o Quadro Principal: Reika Murakami and Suzuka Hashimoto (Japão), Worapeerachayakorn Kongphopsarutawadee/Taravadee Naraphornrapat (Tailândia), Sofia Gonzalez/Paula Soria (Espanha), Taru Lahti/Anniina Parkkinen (Finlândia), Valentyna Davidova/Diana Lunina (Ucrânia), Dorina Klinger/Ronja Klinger (Áustria) e Lezana Placette/Alexia Richard (França).
O Volleyball World Beach Pro Tour de 2022 contará com duas etapas em Portugal: o Beach Pro Tour Challenge de Espinho, de 14 a 17 de Julho, e o Beach Pro Tour Future em Cortegaça, nos dias 11 a 14 de Agosto de 2022.
Após ter acolhido etapas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB Beach Volleyball World Tour) em 2018 e 2019, a cidade de Espinho volta a estar na rota dos melhores atletas mundiais de Voleibol de Praia e, tal como o Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP) da Federação Portuguesa de Voleibol localizado em Cortegaça, no município de Ovar, que acolheu a realização de uma etapa do Circuito Mundial em 2021 na sua estreia a nível internacional, continua a merecer a confiança e o interesse dos organismos que regem a modalidade a nível planetário. Ver mais informações AQUI
Em termos globais, esta será a 17.ª edição da etapa espinhense de masculinos e a 12.ª de femininos. Um rol de competições que celebrizaram a dupla Miguel Maia/João Brenha e, entre outros, nomes como Emanuel Rego e Ricardo Santos, a dupla estrangeira predilecta do público espinhense. Juntos, os brasileiros venceram três edições (2003, 2004 e 2007) e individualmente por cinco vezes (Emanuel e Ricardo) levaram o ouro. Ver edições anteriores em Espinho AQUI
O Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia da Federação Portuguesa de Voleibol é uma instalação desportiva dotada das melhores condições para a prática do Voleibol de Praia que recebeu já as finais dos Campeonatos Nacionais de Voleibol de Praia de 2020 e 2021, bem como estágios das duplas de Israel, Venezuela, Inglaterra ou Paraguai.
A Federação Portuguesa de Voleibol continua assim a enriquecer o longo historial do País na organização de importantes competições internacionais, seja do World Tour seja de campeonatos europeus e mundiais de camadas mais jovens. Ver torneios de Voleibol de Praia realizados em Portugal AQUI