Inês Castro/Beatriz Pinheiro, dupla de Voleibol de Praia apoiada pela FPV, tem estado a preparar a sua participação em provas nacionais (Campeonato Lidl) e internacionais (Beach Pro Tour Challenge – Espinho, de 14 a 17 de Julho, Beach Pro Tour Future – Cortegaça, de 11 a 14 de Agosto, e Mundiais Universitários, em Setembro) no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP)**, em Cortegaça, Ovar.
Após terem realizado, recentemente, um estágio com com a dupla inglesa Jessica Grimson/Daisy Mumby, as portuguesas, treinadas por Ricardo Rocha, encontram-se a fazer treinos em conjunto com duas duplas do Paraguai, Giuliana Poletti/Laura Ovelar e Érika Mongelos/Michelle Valiente, que participaram este ano em várias etapas, tanto do continente sul-americano como na Europa.
Para além de, tal como Poletti/Laura Ovelar, disputarem a 1.ª Etapa do Campeonato Lidl (link), que arrancou hoje no Porto, Erika Sofia Mongelos Bobadilla e Michelle Sharon Valiente Amarilla irão disputar igualmente o Beach Pro Tour Challenge de Espinho.
O Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia da FPV, que já estava a ser utilizado como base logística dos treinos de observação inseridos no processo de captação e detecção de talentos no Voleibol de Praia e na organização de provas nacionais e internacionais, está assim a alargar a sua influência e, simultaneamente, a permitir a utilização das suas instalações por parte de outros interessados.
Por outro lado, a FPV promove a realização de treinos abertos para captação de atletas com vista a municiar as Selecções Nacionais de Voleibol de Praia (atletas devidamente filiados na FPV) ao mesmo tempo que disponibiliza horários para treinos, abertos à comunidade em geral, no Pavilhão Gimnodesportivo de Cortegaça.
O CARVP, que acolheu a realização de uma etapa do Circuito Mundial em 2021 na sua estreia a nível internacional, continua a merecer a confiança e o interesse dos organismos que regem a modalidade a nível planetário e vai acolher em 2022 uma etapa do Volleyball World Beach Pro Tour: o Beach Pro Tour Future em Cortegaça, nos dias 11 a 14 de Agosto.
Ver mais informações AQUI
A dupla lusitana é acompanhada pelo treinador Ricardo Rocha. Mais informações AQUI
Para além do excelente 5.º lugar alcançado na Beach Volleyball World Tour 1-Star Cortegaça, a dupla portuguesa, que se dedica totalmente ao Voleibol de Praia, regista no último par de anos um 3.º e um 4.º lugar no Campeonato Nacional de seniores femininos, respectivamente em 2021 e 2020, e um 25.º lugar no Europeu de Sub-22, bem como um 5.º lugar nos Jogos do Mediterrâneo, em 2019, de Beatriz Pinheiro (dupla com Vanessa Paquete).
2021
Future Madrid (Espanha) – 21.º lugar
WT1* Madrid (Espanha) – 21.º lugar
WT1* Cervia (Itália) – 21.º lugar
WT1* Budapeste (Hungria) – 21.º lugar
WT1* Cortegaça (Portugal) – 5.º lugar
WT1* Sófia (Bulgária) – 21.º lugar
2020
Europeu de Sub-22 Izmir (Turquia) – 25.º lugar
**Encontram-se também a decorrer no CARVP os treinos abertos para captação e observação de atletas de Voleibol de Praia com idades de Sub-18 e Sub-20 inscritos na FPV que têm o intuito de incrementar a promoção do Voleibol de Praia de uma forma mais regular durante todo o ano.
No seguimento destas observações, serão seleccionadas duplas para treinos regulares orientados pelos seleccionadores nacionais, Ricardo Rocha, Coordenador das Selecções de Voleibol de Praia e treinador das duplas de femininos, e Leonel Gomes, treinador das duplas de masculinos.
Os treinos de observação têm como objectivo encontrar jovens talentos que possam vir a integrar as selecções nacionais de Voleibol de Praia num futuro próximo.
Este processo de captação de jovens com potencial terá como base logística e de operações o CARVP de Cortegaça.