
Os sorteios das European Golden League e da European Silver League, em masculinos e femininos, realizaram-se hoje no Luxemburgo sob a égide da Confederação Europeia de Voleibol (CEV).
A Selecção Nacional de Seniores Masculinos conheceu hoje os seus adversários na European Golden League, competição disputada por algumas das principais selecções europeias e que dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League).
Portugal disputou pela primeira vez a VNL em 2019, após ter conseguido vencer a final da Volleyball Challenger Cup 2018, em Matosinhos.
Tal como em 2020 e 2021, a Selecção Nacional, orientada agora por João José, vai disputar a European Golden League, tentando repetir o feito de 2018 em que atingiu a Final Four da prova.
Na Golden League 2022, Portugal vai defrontar, na Pool A, novamente a sua congénere da Turquia (vencedora em 2019 e 2021), a Eslováquia e a Dinamarca.
O Seleccionador João José salienta:
“É um grupo forte, com destaque para a Turquia, vencedora da última edição, e será sem dúvida um bom desafio. Claro que ao olharmos para o grupo, este pode parecer intimidante, mas é tudo uma questão de perspectiva, pois as outras selecções também nos respeitam e estarão certamente a preparar-se para uma Pool difícil.
A selecção mais importante do nosso grupo é a… nossa e é aí que irá estar o nosso foco e energia! Quanto às outras, iremos olhá-las como adversários que teremos que respeitar e ultrapassar se queremos crescer e atingir os nossos objectivos“.
A Pool A da EGL arranca no dia 25 de Maio, com o Dinamarca x Portugal e prolonga-se até ao dia 26 de Junho. Ver mais informações AQUI

A European Golden League compreende três pools:
Pool A – Turquia, PORTUGAL, Eslováquia e Dinamarca
Pool B – Ucrânia, Espanha, Bielorrússia e Croácia
Pool C – Bélgica, República Checa, Estónia e Letónia
Os melhores classificados de cada pool e o organizador apuram-se para a Final Four, que em 2022 será disputada na Croácia (18 e 19 de Junho). Se o organizador for o 1.º classificado na sua pool, apura-se o 2.º classificado desse mesmo grupo. Mais informações AQUI
O primeiro classificado desta Final Four europeia – juntamente com o vencedor de 2021 –, irá disputar a Challenger Cup, onde irá encontrar os vencedores das competições continentais disputadas sob a égide da NORCECA (América do Norte e Centro), AVC (Ásia) e o vencedor do play-off entre o vencedor da CSV (América do Sul) e da CAVB (África), bem como o organizador desta fase, num total de seis selecções.
O vencedor da Challenger Cup 2022 (em país ainda por definir) apura-se para a Liga das Nações de Voleibol de 2023.

Na European Silver League de femininos, a Selecção Nacional, orientada agora por Hugo Silva, vai defrontar, na Pool A, a Estónia, sua adversária na edição da ESL de 2021, a Suécia, que defrontou na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2021, a Eslovénia e o Luxemburgo.
O Seleccionador Hugo Silva antevê:
“Neste grupo, o adversário mais difícil será a Suécia, mas a minha preocupação é a nossa Selecção e é com as nossas jogadoras que quero deixar algo de positivo no Voleibol feminino.
Queremos chegar a qualquer competição e ganhar, mas o processo de crescimento vai ser longo e iremos, primeiramente, focar-nos em nós próprios, de maneira a formarmos uma selecção com um modelo de jogo bom e capaz de discutir o resultado com qualquer selecção“.
Como a presente edição da Silver League apresenta apenas uma pool, os dois primeiros classificados apuram-se para a final, agendada para o dia 2 de Julho. O vencedor da final qualifica-se para a European Golden League 2023.
A Pool A da ESL arranca no dia 25 de Maio, com o Estónia x Portugal e prolonga-se até ao dia 26 de Junho. Ver mais informações AQUI
Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, e João José, Seleccionador Nacional, foram os representantes portugueses nos sorteios realizados hoje pela Confederação Europeia de Voleibol (CEV).
Mais informações em www.cev.eu / www.fivb.com