AJM/FC PORTO CONQUISTA TERCEIRA SUPERTAÇA CONSECUTIVA

A equipa de seniores femininos da AJM/FC Porto ergueu hoje o troféu da Supertaça 2021 ao vencer, por 3-0 (25-21, 25-20 e 25-13) o Leixões SC, em jogo arbitrado por Maria Michelle Ferreira (AV Lisboa) e Raquel Portela (AV Porto) e disputado no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso.

Um excelente começo de época para a AJM/FC Porto, que estreia um novo treinador, o espanhol Carlos Carreño Cejudo, e grande parte do seu plantel, com jogadoras oriundas de outros clubes portugueses, mas igualmente de campeonatos estrangeiros tão díspares como o brasileiro, o francês ou o norte-americano.
Com esta conquista, o clube azul-e-branco tem já três troféus da Supertaça no seu historial, que coleccionou consecutivamente. Ver historial da Supertaça.

O troféu de vencedor e as medalhas de finalista foram entregues por Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, pela Vereadora do Desporto e Lazer, Ana Maria Ferreira, e por Vicente Araújo, Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, entidades organizadoras da competição.

AJM/FC Porto x Leixões SC, 3-0 (25-21, 25-20 e 25-13)

1.º Set
O início do jogo foi muito equilibrado, com igualdades constantes (3-3, 6-6), até à altura em que as portistas conseguiram distanciar-se no marcador, com um ataque (9-6) da sua capitã, Renata Colombo, mais conhecida como Renatinha.
As sereias acusaram o golpe e um erro no ataque aumentou a distância (11-6). Um ponto da distribuidora Ana Couto, que já representou o Leixões SC e o Sporting CP, manteve a diferença e empolgou os adeptos azuis-e-brancos.
Um serviço directo de Bruna Gianlorenço complicou ainda mais a vida às leixonenses (17-10).
Fiel à postura que o caracteriza, o Leixões SC reagiu e a agressividade dos seus serviços e alguns ataques desperdiçados pela AJM/FC Porto equilibraram novamente as forças (17-14).
Um bloco de Renatinha colocou a AJM/FC Porto em clara vantagem na recta final (20-15).
As sereias voltaram a reagir e foram recompensadas com nova aproximação (22-19), reentrando na luta pela vitória.
A inevitável Bruna Gianlorenço, ex-Sporting CP, acalmou as hostes portistas (24-20) e colocou toda a pressão sobre as jogadoras da equipa matosinhense, que acabariam por falhar um serviço num lance que ditou o desfecho do set: 25-21.

2.º Set

Boa entrada da AJM/FC Porto (3-1) e igual resposta do Leixões SC, por intermédio da sua artilheira de serviço, Victória Alves Pinto (3-3) e da sua capitã, Juliana Antunes (7-6).
Um serviço directo da distribuidora Eliana Durão manteve as sereias na frente do marcador (11-9) e um ponto em esforço de Victória Pinto empolgou os adeptos leixonenses (12-10).
Dois blocos das centrais Viviane Isidoro e Carina Moura prolongaram no tempo a diferença (17-15).
Fortemente apoiadas pelo seu público, as portistas reagiram com prontidão e um ataque de segunda linha de Gianlorenço igualou a contenda aos 17 pontos. E a AJM/Porto passou para a frente no marcador com um ataque da possante zona 4 Carly Skjodt (19-18).
Um ataque falhado foi o canto do cisne do Leixões SC (22-18), que viu o seu adversário selar novo triunfo com o resultado de 25-20, com um serviço de Carly Skjodt.

3.º Set

Com um serviço agressivo de Eugenia Nosach e o ataque canalizado pelas centrais, o Leixões SC chegou aos 4-1 com alguma facilidade. A resposta veio célere e a AJM/FC Porto igualou por intermédio de Renata Colombo, aproveitando depois um ataque falhado pelo adversário para se colocar em vantagem no marcador (5-4).
Alguma desorientação que grassou nas leixonenses aumentou a diferença (7-4).
Um bloco de Carly Skjodt (11-6) fez com que Miguel Coelho reunisse as suas jogadoras para redefinir estratégias e contrariar o bom momento das portistas. Debalde, já que um ataque de Carly, seguido de dois serviços directos de Ísis Silva afastaram ainda mais as portistas (16-7).
Novo serviço directo, este de Carly, deu uma vantagem decisiva à AJM/FC Porto (19-10). Três ataques assinados por Renatinha (22-11) mostraram o caminho para a vitória no set (25-13) e na Supertaça.

A leixonense Victória Alves Pinto, com 15 pontos, cotou-se como a melhor pontuadora do jogo, seguida das portistas Carly Skjodt, com 11, e Renatinha, com 10. Ver estatística aqui

Carlos Carreño Cejudo, Treinador da AJM/FC Porto, chegou, viu e venceu
Tenho a sorte de orientar um grupo excelente, que conquistou o título de campeãs na época passada e que agora, apesar de ter uma equipa muito renovada, mantém a mesma postura ganhadora. Agradeço ao Rui Moreira o trabalho que realizou.
Em sete semanas, trabalhámos para conquistar a Supertaça, pois sabíamos que iríamos defrontar um rival muito difícil e que a conquista deste troféu era muito importante para o clube“.

Renata Colombo, Capitã da AJM/FC Porto:
As nossas jogadoras estão de parabéns. Em pouco tempo, conseguimos que jogadoras que não se conheciam bem jogassem de forma competente como o fizeram hoje. Foi uma conquista inteiramente merecida, frente a um adversário valoroso.
Mas estamos conscientes de que esta conquista é apenas o início de uma época longa, com um campeonato longo [Liga Lidl] e no qual vamos enfrentar muitas dificuldades“.

Miguel Coelho, Treinador do Leixões SC:
Ainda é cedo para tirar grandes ilações sobre a força das duas equipas relativamente às competições que se avizinham. Hoje, a AJM/FC Porto, que é uma equipa forte, jogou melhor e venceu com mérito e… algum demérito nosso, que também temos uma equipa forte mas estivemos abaixo do que é habitual em alguns fundamentos, sobretudo no serviço e no bloco.
O que se pode retirar daqui é que se defrontaram duas equipas fortes e que ainda podem melhorar com algum trabalho“.

A AJM/FC Porto sagrou-se campeã nacional de seniores femininos pela primeira vez* ao vencer, no dia 11 de Abril, no Dragão Arena, na cidade do Porto, o Leixões SC por 3-2 (25-19, 25-19, 15-25, 23-25 e 15-10) no terceiro jogo do Play-off do título da I Divisão Elite.

Resultados do Play-off
1.º Leixões SC x AJM/FC Porto, 2-3 (25-22, 14-25, 19-25, 29-27 e 10-15)
2.º AJM/FC Porto x Leixões SC, 3-1 (20-25, 25-21, 25-14 e 25-16)
3.º AJM/FC Porto x Leixões SC, 3-2 (25-19, 25-19, 15-25, 23-25 e 15-10)

A equipa de seniores femininos do Leixões SC ergueu, no dia 14 de Março, a Taça de Portugal ao vencer o Sporting CP por 3-1 (16-25, 25-21, 25-17 e 25-20), na Final.
O Leixões SC, que tinha erguido o troféu pela última vez em 1990/91, é agora a equipa com mais troféus em femininos, nove, mais um do que o Castêlo da Maia GC.

Em 2020, a AJM/FC Porto ergueu o seu segundo troféu na Supertaça de femininos ao vencer, na final, na Nave Costa Pereira – CDC Matosinhos, o Porto Vólei por 3-0 (25-17, 25-12 e 25-15).

*Em 2020, devido à pandemia de COVID-19, não houve atribuição do título de campeão nacional. Ver histórico dos campeões nacionais aqui

Partilhar: