
Orlando Ludgero Almeida Ramos está de parabéns: faz hoje 100 anos (!), a maior parte dos quais dedicados a servir a sua modalidade de eleição: o Voleibol.
Nascido em Valbom, Gondomar, em 13 de Novembro de 1920, Orlando Ramos, pai do saudoso Ilídio Ramos, foi um dos fundadores da modalidade no Leixões Sport Club, onde desempenhou as funções de jogador (desde 1947), chefe de secção e dirigente.
Ecléctico tanto no desporto – foi campeão nacional de Voleibol e de Basquetebol, árbitro de Voleibol e treinador de Andebol – como na vida profissional, onde tirou os cursos de Comércio e de Contabilista e foi empresário (sector das pescas), Orlando Ramos transformou em amigos para a vida as pessoas que consigo privaram, com destaque para as duas décadas em que foi membro da Comissão de Recursos e Presidente e Vogal do Conselho Jurisdicional da Federação Portuguesa de Voleibol, de quem é Sócio de Mérito.
Foi ainda, entre outros cargos que desempenhou ao serviço de outras modalidades, Presidente do Conselho Fiscal da Associação de Voleibol do Porto.
Lenda viva do clube leixonense e Homem de reconhecidos valores morais, Orlando Ramos possui um historial e um legado enormes tanto no Voleibol como no Desporto português, sendo actualmente o sócio n.º 1 do Leixões SC.
A Família do Voleibol deseja-lhe os parabéns pelo seu aniversário e pela bonita idade, fazendo votos que este momento de comemoração se possa repetir por muitos anos em ambiente familiar.
*Fotos: cortesia de Luísa Ramos