CORTEGAÇA NA MIRA DO CIRCUITO MUNDIAL

Em Portugal sempre se viveu com intensidade todos os eventos de Voleibol, mas a partir de 1995, e sobretudo depois das participações olímpicas de Miguel Maia/João Brenha (Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004) e de Maria José Schuller/Cristina Pereira (Sydney 2000), a variante de Voleibol de Praia haveria de tornar-se uma verdadeira paixão.

Só de âmbito mundial e/ou europeu, Portugal organizou já dezenas de eventos internacionais de Voleibol de Praia: 16 etapas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB Beach Volleyball World Tour) de masculinos  e 11 de femininos em Espinho, ininterruptamente de 1995 a 2007 e de 2017 a 2019.
Eventos que, para além de Espinho, tiveram por palco localidades como Esposende (em 2001, competição de Sub-23 vencida pela dupla portuguesa José Pedrosa/José Teixeira), Porto, Porto Santo (Ilha da Madeira) ou Macedo de Cavaleiros.

Este ano, e ainda condicionado pelas restrições impostas pela luta contra a COVID-19, o Circuito Mundial de Voleibol de Praia regressa a Portugal, após a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e a Confederação Europeia de Voleibol terem confirmado a realização em Cortegaça, no município de Ovar, da Etapa de 1 estrela do Circuito Mundial nos dias 12 a 15 de Agosto de 2021.

Trata-se da estreia em competições internacionais do Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP) da Federação Portuguesa de Voleibol, instalação desportiva que recebeu já as finais dos Campeonatos Nacionais de Voleibol de Praia de 2020 e 2021, bem como estágios das duplas de Israel e Venezuela.
Toda a informação sobre a Beach Volleyball World Tour 1-Star Cortegaça disponível em fpvoleibol.pt/cortegaca2021

Após ter organizado etapas de 4 estrelas em 2018 e 2019 (Espinho), a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) continua a enriquecer o longo historial do País na organização de importantes competições internacionais, seja do World Tour seja de campeonatos europeus e mundiais de camadas mais jovens.

No plano desportivo, João Pedrosa/Hugo Campos, a promissora dupla apoiada pela Federação Portuguesa de Voleibol e (dupla vice-campeã nacional), é a principal depositária das esperanças dos portugueses na obtenção de um dos lugares cimeiros no Quadro principal de masculinos, que incluem ainda as duplas Roberto Reis/Sebastião Alves (campeões nacionais 2021), João Simões/Rui Moreira e Gabriel Cardoso/Fabrício Barros.

Inês Castro/Beatriz Pinheiro, outra dupla apoiada pela FPV, encima o lote das lusitanas que disputam o Quadro Principal, que inclui ainda Juliana Antunes/Tânia Oliveira (dupla campeã nacional), Matilde Rodrigues/Mafalda Porto e Carolina Maia/Margarida Maia (vice-campeãs 2021). Ver duplas e jogos aqui

Ver torneios de Voleibol de Praia realizados em Portugal aqui 

NOTA À IMPRENSA:
Devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, não é possível o acesso de elementos da Comunicação Social, inclusive fotógrafos, à zona técnica (recinto de jogo) do Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia da FPV, em Cortegaça, Ovar, pelo que não haverá acreditação de jornalistas para o evento do Circuito Mundial de Voleibol de Praia que aí terá lugar entre os dias 12 e 15 de Agosto: Beach Volleyball World Tour 1-Star Cortegaça.

Os representantes da Comunicação Social terão acesso unicamente à bancada, dado que o evento será aberto ao público (de acordo com as normas da Direcção-Geral da Saúde e mediante apresentação de certificado de vacinação Covid-19 ou apresentação de um teste rápido de antigénio (TRAg) com resultado negativo, realizado nas 48 horas anteriores, ou de um teste PCR, com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação).

Toda a informação sobre a Beach Volleyball World Tour 1-Star Cortegaça em fpvoleibol.pt/cortegaca2021

Partilhar: