10-JULHO-2020
ARBITRAGEM NO VOLEIBOL DE PRAIA
PREPARADA AO PORMENOR

O brasileiro Elzir Martins, ex-árbitro internacional e actual árbitro de Videoarbitragem, é o próximo convidado do ciclo de videoconferências denominado «Um Apito com…» e subordinado ao tema «Mais valias da Videoarbitragem», cuja sessão vai ter lugar na próxima segunda-feira, dia 13 de Julho, pelas 21h30.
Trata-se de novo de um convidado proveniente do outro lado do Atlântico – mais concretamente do Rio de Janeiro, cidade que detém o maior número de campos de Voleibol de Praia na América do Sul – e uma referência a nível mundial na arbitragem na praia.
Elzir Martins esteve presente como árbitro nos Jogos Olímpicos de Sydney, Atenas e Rio de Janeiro, este último onde também actuou como vídeo-árbitro, estando nomeado para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

"Assim sendo, estão reunidas as condições para o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Voleibol (CAFPV) proporcionar mais uma excelente oportunidade aos árbitros portugueses internacionais e de nível III de Voleibol de Praia, para aproveitarem este tempo final de ausência de competição" – o Voleibol de Praia arranca no dia 17 de Julho em Cortegaça* – para assistirem e se preparem ainda melhor para o Campeonato Lidl 2020, em mais uma sessão de qualidade inegável e com algumas novidades, aqui adiantadas pelo seu Presidente, Avelino Azevedo, também ele um vídeo-árbitro nas provas da FIVB:
Apesar de não termos o sistema de Videoarbitragem implementado em Portugal e ele só acontecer nas grandes provas mundiais de Voleibol de Praia, optámos por abordar esta área nesta sessão de arbitragem de praia, não só porque ela é referencial em termos internacionais, como mostra aos nossos árbitros o actual caminho da evolução das regras e da arbitragem internacional com uma referência internacional. Elzir Martins dirigiu mais de 5 mil jogos das FIVB de Voleibol de Praia como árbitro, esteve em três edições dos Jogos Olímpicos e está nomeado para Tóquio, pelo que nos garante uma qualidade inegável".

Mas a sétima sessão de «Um apito com…» não se esgota aí. Também inclui uma parte de preparação para o Campeonato Nacional de Voleibol de Praia.
Vamos aproveitar esta última sessão dedicada ao Voleibol de Praia para, antes e depois desta intervenção, preparar devidamente, e como fazemos anualmente, a componente de arbitragem nesta variante do Voleibol. Assim, vamos ter uma sessão antes da intervenção do Elzir sobre as questões organizacionais desta prova, este ano também afectada pela pandemia. Numa segunda parte, Sandra Deveza e Rui Carvalho, dois dos nossos quatro árbitros internacionais de praia, vão apresentar um resumo das «Principais alterações às regras e protocolo de jogo», bem como o que se passou no recente webinar da CEV sobre esta modalidade. Vai ser uma noite em cheio", promete o Presidente do CAFPV”.

Este conjunto de iniciativas visa melhorar todos os pressupostos para uma arbitragem nacional a um patamar mais elevado nas próximas temporadas, contribuindo assim, de uma maneira construtiva e pedagógica, para a melhoria e o desenvolvimento do Voleibol e do Voleibol de Praia em Portugal.

* Troca com a etapa de Portimão

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS