07-JANEIRO-2020
NÃO HÁ JOGOS FÁCEIS
NO TORNEIO WEVZA DE SUB-17

Num jogo que contou com a presença, entre os vários espectadores, do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Cunha Costa, a Holanda teve de puxar pelos galões de favorita para ultrapassar uma aguerrida selecção espanhola no primeiro dia de competição do Torneio WEVZA de apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-17 Femininos, a decorrer no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Portugal só entra em acção amanhã, pelas 19h00, frente à Espanha.
Declarações aqui

Holanda x Espanha, 3-1 (25-16, 22-25, 25-21 e 25-17)

Eelco Beijl, Treinador da Holanda:
"Não podia ser melhor. Entrámos a vencer no torneio e fizemo-lo frente a uma equipa muito combativa, com muita força e energia, que nos colocou sob pressão e nos causou algum nervosismo. Foi bom passar por isso, lutar e dar a volta por cima. Lembra-nos que temos o nosso objectivo, mas que para atingi-lo é preciso lutar e jogar o nosso jogo.
É muito bom ver que as equipas que aqui estão evoluiram muito no espaço de seis meses/um ano. É muito bom para o Voleibol.
"

A holandesa Nicole Van De Vosse, com 20 pontos, e a espanhola Julia de Paula-Viana, com 17, foram as melhores pontuadoras do jogo.
Ver estatística aqui

Os jogos podem ser seguidos em directo aqui e as fotos aqui

A Itália venceu hoje a Bélgica no jogo inaugural do Torneio WEVZA de apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-17 Femininos, a decorrer no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Portugal só entra em acção amanhã, pelas 19h00, frente à Espanha.

Bélgica x Itália, 2-3 (25-23, 25-20, 20-25, 22-25 e 12-15)

Pouco incomodada com o facto de a sua adversária ter sido vice-campeã europeia de Sub-16 em 2019 e Sub-17 em 2018, a Bélgica entrou determinada no jogo, forte no serviço, eficaz no ataque e segura no bloco (7-1). As transalpinas recompuseram-se e conseguiram passar para a frente do marcador na recta final do set (20-19). Contudo, as belgas não esmoreceram e selaram a vitória com um ataque da sua capitã Eline Van Elsen: 25-23.
Com uma disciplina táctica irrepreensível e um bloco «à prova de bala», as belgas adiantaram-se novamente no segundo set (17-13) e rumaram a novo triunfo: 25-20.
O terceiro set foi mais equilibrado, com as transalpinas a terem melhor ponta final e a vencerem por 25-20.
Moralizada, a equipa orientada por Michelle Fanni, que alterou o seu seis-base no 4.º set, lograria chegar a novo triunfo, que lhe remeteria a decisão para a «negra»: 25-22.
O 5.º set foi extremamente emotivo e dramático: a Itália esteve a vencer por 6-3, mas a Bélgica reagiu com prontidão (10-9). Com muito nervosismo à mistura, as italianas conseguiram passar de uma igualdade a 11 pontos para uma vitória por 15-12.

A belga Eline Van Elsen (22) e a italiana Sara Bellia (21) foram as melhores pontuadoras do jogo.
Ver estatística aqui

Michelle Fanni, Treinador da Itália:
"Foi uma boa vitória, mas não fizemos um bom jogo. A Bélgica está forte, sobretudo no serviço, e criou muitas dificuldades à nossa recepção. Conseguimos dar a volta à situação e fomos crescendo ao longo do jogo.
Precisamos de mais tempo juntos, porque não treinámos o suficiente. Esperámos crescer ainda mais durante o torneio, que apresenta equipas com um nível muito alto, como a Holanda. As equipas evoluiram desde a última edição e vai ser um torneio competitivo
".

França x Alemanha, 1-3 (16-25, 27-25, 15-25 e 20-25)

Começou de forma equilibrada um jogo entre duas equipas com características físicas e formas de jogar muito diferentes. A Alemanha, com jogadoras mais altas e mais fortes no ataque, sentiu inicialmente grandes dificuldades em contrariar a defesa baixa das gaulesas, mas acabou por apostar na agressividade dos serviços e ataques como forma de pressionar a recepção e defesa contrárias.
A pouco convincente solidez da França abriu brechas no terceiro set e ruiu por completo no quarto.

A alemã Celline Jebens, com 18 pontos, e a gaulesa Lilou Ratahiry, com 15, foram as melhores pontuadoras.
Ver estatística aqui

Jens Tietbohl, Treinador da Alemanha:
"É muito bom para nós começar com uma vitória. Esta pool tem equipas muito fortes, como a Itália e a Bélgica. A França também tem uma boa equipa. Amanhã, frente à Bélgica, vai ser um jogo mais complicado".

A equipa técnica da Selecção Nacional de Sub-17 Femininos, liderada por Rui Pedro Silva, convocou 12 atletas para a última fase de preparação do Torneio WEVZA de Sub-17 femininos – a disputar em Viana do Castelo de 7 a 11 de Janeiro de 2020 –, que dá ao primeiro classificado a qualificação directa para a fase final do Campeonato da Europa da categoria.

As 12 convocadas

Margarida Santos – AAS Mamede
Catarina Silva – AAS Mamede
Luísa Mello – Castêlo da Maia GC
Fabiana Pires – CS Madeira
Ana Monteiro – Esmoriz GC
Beatriz Cerveira – Leixões SC
Inês Costa – Leixões SC
Carolina Costa – Leixões SC
Beatriz Silva – VC Viana
Luana Gigante – VC Viana
Maria Cruz – Volley4all
Anastasia Popova – Volley4all

Nos três primeiros dias de competição, as equipas jogam todas contra todas, sendo os dois dias restantes reservados ao apuramento do vencedor e ao ranqueamento das selecções.
Os dois primeiros classificados das pools defrontam-se em sistema cruzado (1.º A x 2.º B e 2.º A x 1.ª B) e os vencedores disputam a final, enquanto os 3.ºs e o 4.º classificados discutem os 5.º, 6.º e 7.º lugares.
O vencedor do torneio apura-se directamente para o Campeonato da Europa da categoria.

Nos últimos anos, a cidade de Viana do Castelo tem sido palco de várias competições de Voleibol, sendo ainda local privilegiado de estágio das selecções nacionais.
Recentemente, o Centro Cultural de V. Castelo acolheu a Pool F da 2.ª Ronda Europeia de Apuramento para o Campeonato do Mundo 2018, em seniores femininos.
Foi igualmente na Princesa do Lima que a Selecção Nacional de Seniores Femininos defrontou a sua congénere de Espanha em dois jogos amigáveis que se inseriram no plano de preparação de Portugal para a Golden European League 2018, os Jogos do Mediterrâneo e para o histórico Campeonato da Europa 2019.
Em Dezembro de 2017, Viana do Castelo acolheu o Torneio Internacional WEVZA de Sub-16 Femininos, transmitido em directo, em exclusivo e na íntegra no site federativo www.volei.tv
O CC vianense foi também palco dos jogos de Qualificação Europeia para o Campeonato do Mundo de 2017 - Sub-21 masculinos e Sub-20 femininos.

Informações adicionais aqui

A WEVZA, que foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem como Presidente o português Vicente Araújo, Vice-Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o belga Willy Bruninx, da Federação Belga, e o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa.

O objectivo primordial da WEVZA é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Mais informações: www.wevza.com / www.fpvoleibol.pt/WEVZAwww.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS