08-MARÇO-2019
UMA TAÇA DE PORTUGAL
MUITO DESEJADA
 

A Final 4 da Taça de Portugal - seniores femininos foi hoje apresentada em Conferência de Imprensa realizada no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim, local da prova, e contou com a presença, para além dos representantes do Município da Póvoa de Varzim e da Federação Portuguesa de Voleibol, dos treinadores e das capitãs das quatro equipas finalistas.


Luís Diamantino Batista, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
, deu as boas-vindas às comitivas das equipas que vão disputar, no sábado e no domingo, o troféu de vencedor da Taça de Portugal, que nunca foi erguido por três dos quatro semi-finalistas:
"Dá-nos muito prazer voltar a ter na Póvoa de Varzim a Federação Portuguesa de Voleibol e receber aqui as quatro melhores equipas da Taça de Portugal. Façam desta casa a vossa casa. Divirtam-se e de  certeza que vão promover a Povoa enquanto cidade.
Fazemos questão de que se divirtam naquilo que fazem, e bem, que é jogar Voleibol, e que esta Final 4 seja mais um motivo de alegria e de prazer nas vossas vidas e que aprendam uns com os outros porque participar também é isso. Desfrutem do momento e que ganhe a melhor".

Arnaldo Rocha, Director da Federação Portuguesa de Voleibol e antigo árbitro internacional, salientou:
"A FPV dá as boas-vindas às equipas e aos representantes da Comunicação Social, desejando para que todos contribuam para a realização de um excelente espectáculo.
É com enorme prazer que regressamos à Póvoa de Varzim para organizar mais uma competição de Voleibol e cremos que estão reunidas todas as condições para a realização de espectáculos de Voleibol de grande qualidade".

Paulo Barreto, Treinador do Clube Kairós:
"É com muita felicidade que estamos aqui, depois de termos enfrentado muitas dificuldades. Vamos lutar pela vitória, aproveitarmos o momento e promovermos o clube e a região.
A experiência de algumas equipas e atletas pode ajudar, é verdade, mas o aspecto emocional também conta muito. Se não entrarmos bem no jogo e não conseguirmos um controlo emocional, tudo ficará mais difícil. Cada jogo tem a sua história, como todos sabemos."

Luciana Oliveira, Capitã do Clube K:
"Estamos muito felizes por disputar a Final 4. Trabalhámos muito para conseguirmos fazer um óptimo jogo amanhã".

 Mário Martins, Treinador do Leixões SC:
"Parabéns a todas as equipas, pois com maior ou menor dificuldade mereceram atingir estes momentos de decisão de uma competição tão importante como a Taça de Portugal. É nestes momentos que evoluímos, enquanto treinadores, atletas e equipa. São momentos exigentes que obrigam a elevar o nível técnico, táctico e, sobretudo, emocional.
Temos expectativas de somar os três troféus - Supertaça, Campeonato e Taça de Portugal - e, como tal, não escondemos que queremos vencer.
Os jogos com o Clube K são sempre difíceis e creio que amanhã vamos ter um dia complicado.
A experiência de já termos passado por estes momentos (finais) ajuda a encarar os momentos decisivos de outra forma mas não resolvem tudo. Já disputámos fases finais sem o sucesso pretendido."

Catarina Costa, Capitã do Leixões SC:
"Se são estas as equipas finalistas é porque foram melhores do que as outras.
Eu e a Ana Couto somos daqui, da Póvoa de Varzim, pelo que isso é mais um motivo para querermos erguer a Taça de Portugal".

Ricardo Lemos, Treinador da AJ Moreira:
"Estamos motivados pois é a primeira vez que a AJM atinge a Final Four da Taça de Portugal, uma competição histórica.
É um motivo de grande orgulho. Dadas as características das equipas, creio que vai ser um fm-de-semana de Voleibol muito agradável. Todas querem ganhar e isso vai tornar ainda mais bonita esta fase final da Taça.
Sou o único dos quatro treinadores aqui presentes que ainda não tive a oportunidade de disputar uma Final Four. Creio que é uma experiência positiva, mas o que poderá pesar muito será o entusiasmo e energia que as jogadoras mais novas poderão trazer ao jogo".

Maria José Corral, Capitã da AJ Moreira:
"Tivemos de lutar muito para estar aqui. Pelas características próprias da competição, diferentes do campeonato, todas podem ganhar e certamente vão fazer por atingir o seu objectivo".

 Nuno Maria, Treinador da AE Pedro Eanes Lobato:
"Estou muito orgulhoso de estar numa fase com estes três equipas que, como nós, investem na formação. Queremos ganhar, como todos, mas temos os pés bem assentes na terra e sabemos que teremos de ser humildes, trabalhar muito e que teremos de nos superar para alcançar esse objectivo.
Todos vão sentir a pressão. As atletas mais novas contribuirão com uma boa dose de adrenalina, mas as mais experientes poderão ter outras rotinas de jogo e soluções, sobretudo a partir dos 20 pontos. O momento é que vai fazer com que as coisas aconteçam".

 Joana Gonzalez, Capitã da AE Pedro E. Lobato:
"Sentimos muito orgulho por estarmos pela segunda vez numa Final Four da Taça de Portugal e por termos conseguido superar todas as dificuldades para aqui chegarmos". 

Formulário de acreditação de jornalistas aqui

Meias-finais da Taça de Portugal - femininos

9.03.2019
15h00
– Clube Kairós x Leixões SC
18h00 – AJ Moreira x Pedro Eanes Lobato

As meias-finais poderão ser seguidas em directo na Volei TV.

A Final, a disputar entre os vencedores das meias-finais, está agendada para as 15h00 do dia 10 de Março e será transmitida em directo pela Volei TV e A Bola TV.

Ver vídeos promocionais aqui e aqui

A Final 4 da Taça de Portugal de seniores femininos realiza-se no fim-de-semana de 9 e 10 de Março no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim, sendo organizada pela FPV com o apoio da Autarquia da Póvoa de Varzim, localidade que recebeu, entre outras provas de Voleibol, a Supertaça Honda - masculinos, em 2018, e a Final 4 da Taça de Portugal de seniores femininos em 2016/2017. 

Resultados dos quartos-de-final:
Pedro E. Lobato x CF «Os Belenenses», 3-0 (25-23, 25-15 e 25-23)
Clube Kairós x Castêlo da Maia GC, 3-0 (25-18, 25-22 e 25-23)
Leixões SC x AVC Famalicão, 3-1 (25-22, 25-23, 18-25 e 25-21)
AJ Moreira x CD Aves, 3-2 (25-23, 11-25, 22-25, 25-16 e 15-13)

Em 2017/2018, o Porto Vólei venceu (3-0: 25-16, 25-23 e 26-24) o Clube K na final, em Santo Tirso.
Ver mais resultados aqui

Vencedores das 46 edições: Leixões SC e Castêlo da Maia GC (8); Boavista FC (7); CD Ribeirense e CA Trofa (4); Atlético CP (3); Porto Vólei, AVC Famalicão, Sporting CP e SL Benfica (2): Rosário Vólei, CS Madeira, GDUP e CR Estrelas da Avenida (1).

Mais informações: www.fpvoleibol.pt / calendários / www.facebook.com/fpvoleibol 

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS