12-JANEIRO-2019
ITÁLIA x FRANÇA NA FINAL
DO TORNEIO SUB-17

Itália e França disputam amanhã (19h00, em directo na Volei TV) a final do Torneio WEVZA de Sub-17 que recompensa o vencedor com a qualificação directa para o Campeonato da Europa da categoria.
Já apurados para a 2.ª ronda de qualificação, Portugal e Holanda disputam a medalha de bronze, pelas 16h30.
Pelas 14h00 de amanhã, e a abrir o último dia de competição, Bélgica e Espanha discutem quem ficará em 5.º lugar.
França, Holanda, Itália e Portugal estão já qualificados para a 2.ª ronda de apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-17, a disputar em Abril.

Portugal x França, 0-3 (16-25, 21-25 e 20-25)

Evidenciando muito nervosismo, Portugal tornou-se presa fácil do serviço agressivo dos gauleses no set inaugural.
Jogando cada vez mais confiança, a França manteve a pressão através do serviço e defesa alta e foi recompensada com novo triunfo.
Portugal entrou melhor no terceiro parcial, mas os franceses não acusaram o golpe, passaram para a frente no marcador (9-8) e, paulatinamente, foram somando pontos até ao triunfo final.

O francês Timothe Galtie e o português Manuel Figueiredo foram os melhores pontuadores do jogo, respectivamente cm 16 e 13 pontos. Ver estatística aqui

Olivier Audabram, Treinador da França:
"Sabíamos que seria um jogo complicado, pois defrontávamos a equipa da casa e os nossos amigos portugueses são sempre muito apoiados pelo seu público. Fizemos o que tínhamos a fazer, mantendo sempre a concentração, e aproveitámos os bons momentos. Parabéns aos meus jogadores e agora só posso prometer que vamos lutar pelo apuramento directo no jogo da final (amanhã, 19h00)".

Nuno Pereira, Treinador de Portugal:
"Os franceses mostraram-se sempre muito agressivos no serviço e criaram-nos muitas dificuldades.
Temos de continuar a trabalhar para continuar a jogar mais tempo a este nível
".

O 1.º classificado do Torneio da WEVZA apura-se directamente para a fase final do Europeu de Sub-17, enquanto os 2.º, 3.º, 4.º e 5.º classificados seguem para a 2.ª Ronda da Fase de Qualificação, a disputar em Abril.

Itália x Holanda, 3-0 (25-16, 25-17 e 25-20)

Desde o apito inicial, a Itália fez jus ao seu estatuto de favorita e comandou o marcador e o ritmo do jogo até aos 25-16 finais.
No segundo set a história repetiu-se e a formação transalpina exibiu mais uma vez o seu excelente Voleibol.
O terceiro set foi mais equilibrado devido à postura da Holanda, que procurou sempre a vitória, mas do outro lado da rede estava «somente» aquela que é considerada por todos a melhor equipa do torneio.

O capitão italiano Luca Porro, com 14 pontos, foi o melhor pontuador, enquanto Stijn de Ruijter foi o holandês mais concretizador, com 8 pontos.
Ver estatística aqui

Renato Barbon, Treinador de Itália:
"Foi um jogo difícil, como o são todos os jogos com a importãncia de uma meia-final de um torneio de qualificação para um Campeonato da Europa.
Amanhã, frente à França, é importante que nos consigamos abstrair do resultado de 3-0 que conseguimos frente a esse mesmo adversário na fase de grupos e nos concentremos apenas em fazer o nosso jogo
".

Espanha x Alemanha, 1-3 (25-21, 12-25, 18-25 e 25-27)

A Alemanha entrou bem no jogo (5-1), mas a resposta da Espanha foi fulminante, passando de uma pequena desvantagem 7-9 para uma enorme e decisiva vantagem (20-9)...
A Alemanha voltou a entrar de rompante no set, mas desta vez não se deixou surprender e, com Gustaf Grawert a facturar no ataque, venceu com facilidade.
Acalmado o nervosismo, o terceiro parcial foi bem mais equilibrado, tendo a vitória voltado a pender para os germânicos, mais fortes colectivamente.
Os espanhóis lideraram sempre o marcador até aos 23 pontos, altura em que a os alemães fizeram o volte-face, vencendo por 27-25.

Gustaf Grawert, com 23 pontos, cotou-se como o melhor pontuador, enquanto Guillermo Salmeron, com 12, foi o espanhol mais concretizador. Ver estatística aqui

Matus Kalny, Treinador da Alemanha:
"Começámos bem o jogo, mas depois permitimos a reacção dos espanhóis. A partir do segundo set, conseguimos fazer mais pressão com o nosso serviço sobre a recepção da Espanha e estivemos bem melhor no ataque".

Os jogos do Torneio WEVZA são transmitidos pela Volei TV

Torneio WEVZA Sub-17 (14 atletas)

Francisco Leitão (SL Benfica) Distribuidor
Bruno Dias (Esmoriz GC) Distribuidor
Ricardo Martins (VC Viana) Central
Daniel Teixeira (Esmoriz GC) Central
Eduardo Brito (SL Benfica) Central
João Madrugo (SC Caldas) Central
Manuel Figueiredo (AA Espinho) Zona 4
André Pereira (Leixões SC) Zona 4
Nuno Marques (SL Benfica) Zona 4
Henrique Silva (Ala Gondomar) Zona 4
Manuel Sousa (Leixões SC) Zona 4
Tiago Matos (C. Maia GC) Oposto
Gonçalo Gomes (AA S. Mamede) Libero
Miguel Azenha (C. Maia GC) Libero

Team Manager - Leandro Antunes
Treinador Principal -
Nuno Pereira
Treinador Adjunto -
João Macedo
Fisioterapeuta - José Pedro Leite 

A Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu (Western European Volleyball Zonal Association), mais conhecida pela sigla WEVZA, que foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem actualmente como Presidente o português Vicente Araújo, Vice-Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o belga Willy Bruninx, Presidente da Federação Belga, e o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa.

O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Mais informações: www.wevza.com / www.fpvoleibol.pt/WEVZAwww.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS