10-JANEIRO-2019
SUB-17 PORTUGUESES ESTREIAM-SE
COM VITÓRIA NO TORNEIO WEVZA

A Selecção Nacional de Sub-17 Masculinos, orientada por Nuno Pereira, venceu hoje, por 3-2, a Holanda, num jogo que serviu de aperitivo para o duelo ibérico de amanhã (19h00), no terceiro dia de competição do Torneio WEVZA da categoria, que decorre no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo.

O 1.º classificado do Torneio da WEVZA ficará apurado directamente para a fase final do Europeu de Sub-17, enquanto os 2.º, 3.º, 4.º e 5.º classificados seguem para a 2.ª Ronda da Fase de Qualificação, a disputar em Abril.

Holanda x Portugal, 2-3 (25-19, 23-25, 25-22, 19-25 e 11-15)

Num set equilibrado até quase ao final (17-16), a Holanda encontrou a chave do triunfo na boa relação entre os serviços do seu capitão, Kees Merkx, e a eficácia do seu bloco para se distanciar irremediavelmente: 25-19.

O segundo parcial foi igualmente marcado pelo equilíbrio (16-16), mas, desta vez, foi Portugal a conseguir selar o triunfo, com um serviço directo de Tiago Matos: 25-23.

O terceiro set foi novamente decidido nos momentos finais, com Kian Macnach a fazer valer o poder do seu ataque: 25-22.

Fortemente apoiado pelo seu público, Portugal dominou de fio a pavio o quarto parcial: 25-19.

Numa final dramática e que empolgou o público, o capitão Manuel Figueiredo fechou o triunfo com um bloco: 15-11.

Manuel Figueiredo, com 26, e Kian Macnach, com 24 pontos, foram os melhores pontuadores.

Nuno Pereira, Treinador de Portugal:
"A forma como este triunfo foi conquistado, com muita garra, acabou por ser ainda mais saboroso, mas a nossa exibição é típica do percurso de uma geração e, como tal, ainda aparecem muitos erros.
Ainda não vencemos nada e amanhã defrontamos a Espanha e temos de vencer.
Para já, se tivesse de apontar favoritos, diria que a França e a Itália apresentam uma qualidade superior"
.

Bélgica vs Itália, 0-3 (17-25, 15-25 e 18-25)

Marcado pelo equilíbrio até sensivelmente a meio do parcial (13-13), o set inaugural do Bélgica x Itália haveria de ser decidido pela evidente supremacia dos transalpinos nos fundamentos do serviço e do ataque: 25-17.

Lutando sempre pelos pontos, quer no bloco quer na defesa baixa, os italianos aumentaram o seu pecúlio pontual na exacta proporção da sua crescente confiança e à-vontade: 25-15.

Apesar de ter começado melhor o terceiro set, a Bélgica acabaria por ser foi presa fácil para o seis-base da Itália.

Os italianos Luca Porro e Stefano Dell'osso foram os melhores pontuadores, respectivamente com 12 e 11 pontos, seguidos do belga Senne Gifford, com 10.

Treinador da Itália, Renato Barbon:
"Cometemos alguns erros na recepção, mas o nosso objectivo principal é fazer crescer estes miúdos, torná-los melhores e estes torneios são muito importantes para isso. Eu já tenho cabelos brancos, mas eles ainda têm uma larga margem para progredir."

Treinador da Bélgica, Wim De Broeck:
"Os nossos jogadores são muito jovens e precisam de praticar muito. Contudo, estou satisfeito porque hoje jogámos melhor do que frente à França. Amanhã, com a Alemanha, gostaria que lutássemos pela vitória".

França x Alemanha, 3-0 (25-21, 25-15 e 25-23)

Distribuído pelas mãos mágicas de Anatole Chaboissant, o jogo da França flui com rapidez e velocidade e foi preciso a Alemanha exibir-se ao seu melhor para poder jogar taco-a-taco quase até ao final do primeiro set: 25-21.

No segundo set, e com Chaboissant no serviço, a França passou de 10 para 15-8, criando uma vantagem que se revelaria decisiva: 25-15.

No terceiro set, a Alemanha acreditou (18-11), mas Olivier Audabram fez alterações na equipa e a França, apoiada nos serviços de Chaboissant, igualou aos 23 pontos: 25-23.

Premiando a sua qualidade e excelente exibição, Anatole Chaboissant foi o melhor pontuador do jogo, com 13 pontos: seis no ataque, cinco no serviço e dois no bloco.
Ver estatística aqui

Olivier Audabram, Treinador da França, não assume o favoritismo, apesar das duas vitórias:
"Ainda estamos no início da competição e é muito cedo para apontar favoritos. É a primeira vez que jogam juntos e estamos a conhecer-nos como equipa.
Gostaria de dar os parabéns à Alemanha, pois criou-nos muita pressão, e à minha equipa, que reagiu bem a situações adversas
".

Os jogos do Torneio WEVZA serão transmitidos pela Volei TV

Torneio WEVZA Sub-17 (14 atletas)

Francisco Leitão (SL Benfica) Distribuidor
Bruno Dias (Esmoriz GC) Distribuidor
Ricardo Martins (VC Viana) Central
Daniel Teixeira (Esmoriz GC) Central
Eduardo Brito (SL Benfica) Central
João Madrugo (SC Caldas) Central
Manuel Figueiredo (AA Espinho) Zona 4
André Pereira (Leixões SC) Zona 4
Nuno Marques (SL Benfica) Zona 4
Henrique Silva (Ala Gondomar) Zona 4
Manuel Sousa (Leixões SC) Zona 4
Tiago Matos (C. Maia GC) Oposto
Gonçalo Gomes (AA S. Mamede) Libero
Miguel Azenha (C. Maia GC) Libero

Team Manager - Leandro Antunes
Treinador Principal -
Nuno Pereira
Treinador Adjunto -
João Macedo
Fisioterapeuta - José Pedro Leite 

A Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu (Western European Volleyball Zonal Association), mais conhecida pela sigla WEVZA, que foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem actualmente como Presidente o português Vicente Araújo, Vice-Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o belga Willy Bruninx, Presidente da Federação Belga, e o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa.

O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Mais informações: www.wevza.com / http://www.fpvoleibol.pt/wevza-sub17/index.phpwww.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS