22-JUNHO-2018
PORTUGAL x CUBA E REP. CHECA x ESTÓNIA
NAS «MEIAS» DA CHALLENGER CUP


A Selecção Nacional de Seniores Masculinos vai defrontar amanhã (18h00/Sport TV) Cuba nas meias-finais da Volleyball Cahallenger Cup depois de hoje ter consolidado o 1.º lugar na Poule A com uma exibição de luxo - na qual mostrou ter 12 jogadores capazes de lutarem pela vitória -, que agradou ao exigente público residente do Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
Na outra meia-final, agendada para as 15h00 de amanhã, a República Checa, que venceu a Poule B, vai lutar por lugar na final de domingo com a Estónia, 2.º classificado da Poule A.

Portugal x Cazaquistão, 3-0 (25-23, 25-19 e 25-16)

1.º Set
A superior qualidade do seu bloco permitiu a Portugal construir uma vantagem pontual preciosa (15-11, 18-13), mas aparentemente escassa, já que o Cazaquistão reagiu e, com o «auxílio» do video challenge, aproximou-se (16-18, 21-22). Contudo, a experiência dos portugueses, como o capitão Alexandre Ferreira, autor de 3 ataques, bem como a eficácia do seu bloco, possibiltaram o triunfo, embora apertado, que garantia, desde logo o 1.º lugar na Poule A a Portugal, por 25-23 frente a um adversário que esteve melhor nas acções ofensivas.

2.º Set
A equipa asiática entrou melhor (5-3), mas dois serviços directos do jovem Lourenço Martins deram a liderança à equipas das quinas (8-6). Hugo Silva rodou praticamente toda a equipa sem esta perder fulgor (15-11). Novo serviço directo de Lourenço levou o público ao rubro (17-12). Dois pontos de Caíque Silva impulsionaram os lusitanos, mas Lou Martins também dava show e fechava com chave de ouro o set: 25-19.

3.º Set
Em equipa que ganha, não se mexe... e o seleccionador nacional manteve em campo os jogadores que não integram habitualmente o seis-base. Estes não se atemorizaram: a perder por 3-6, deram a volta ao rumo dos acontecimentos... e deram espectáculo, muito apreciado pelo público: Lourenço Martins fazia «ases» e o distribuidor José Pedro Monteiro atacava ao primeiro toque (17-13). Com tanta qualidade e confiança, o resultado não podia ser outro: 25-16.

Maxim Michshenko, com 16 pontos, Caíque Silva e Lourenço Martins, ambos com 11, foram os melhores pontuadores. Ver estatística aqui

Hugo Silva, Treinador de Portugal:
"O primeiro objectivo foi cumprido. Estamos nas meias-finais. Hoje, depois de garantirmos o primeiro lugar, demos descanso ao seis-base e oportunidade a todos os jogadores e posso dizer que eles responderam à altura, confirmando que temos 12 jogadores empenhados em vencer esta competição e garantir um lugar na nata do Voleibol mundial.. Não vai ser fácil, pois Cuba é Cuba, uma potência mundial e apesar da juventude dos seus jogadores, mostrou hoje que é uma equipa forte".

Lourenço Martins, jogador de Portugal:
"Fizemos um bom jogo. A equipa jogou toda muito bem e mostrámos que somos um grupo de 12 jogadores. Nem por um momento sequer pensamos em entregar o jogo.
Em relação ao jogo de amanhã, vamos estudar Cuba com cuidado com que sempre fizemos com todos os adversários anteriores e concentrar-nos na vitória, que é o nosso objectivo".

Igor Nikolchenko, Treinador do Cazaquistão:
"Faltou-nos também um pouco de sorte, mas sem serviço e, sobretudo, sem recepção era impossível atacar, somar pontos e ganhar sets".

Cuba venceu (3-1: 38-36, 25-22, 29-31 e 25-19) hoje o Chile e apurou-se para as meias-finais da Volleyball Challenger Cup como segundo classificado da Poule B.

1.º Set
O primeiro parcial foi extremamente equilibrado, com o Chile a liderar a marcha do marcador mas sempre só por um ponto de diferença. Cuba passou para a frente aos 25-24, mas o equílibrio manteve-se em todos os fundamentos ameaçando ser quase «ad eternum». Acabaria por ser um dos quatro blocos de Javier Rojas a selar o resultado 38-36 favorável à equipa de Nicolas Coffigny.

2.º Set
O Chile entrou a vencer no segundo set (7-3), mas logo os cubanos começaram a alardear a sua supremacia nas acções ofensivas (8-7, 15-12), com destaque para Osniel Hernandez
e Miguel Castro, que contabilizavam já respectivamente 15 e 11 pontos no ataque. Resultado: 25-21, novamente favorável aos cubanos.

3.º Set
Disputado novamente sob uma toada de equilíbrio, o terceiro parcial pendeu quase sempre para o lado dos cubanos. Contudo, nos momentos cruciais os chilenos acertam o seu serviço, transcenderam-se e venceram nas vantagens: 31-29.

4.º Set
No quarto set, os cubanos confirmaram a sua supremacia em praticamente todos os fundamentos, excepção feita ao serviço, em que os chilenos foram superiores. Resultado: 25-19.

Miguel Castro e Osniel Melgarejo Hernandez, respectivamente com 25 e 21 pontos, foram os melhores pontuadores do jogo, enquanto Tomas Parraguirre, com 18, foi o artilheiro de serviço dos chilenos.

Ficha de estatística aqui

Osniel Melgarejo Hernandez, jogador cubano:
"Jogámos bem. O primeiro set foi disputado p0onto a ponto, mas conseguimos a vitória. Trabalhámos muito ao longo de todo o jogo e creio que fomos superiores ao nosso adversário. Amanhã, não vamos olhar muito para o nome do nosso adversário. O nosso objectivo é atingir a final".

Dusan Bonacic, capitão do Chile:
"Sabíamos que iria ser um jogo muito complicado, pois o ataque, o bloco e o serviço dos cubanos são de nível mundial.
Estou muito contente, não conseguimos vencer, mas lutámos sempre pela vitória e deixámos tudo em campo. Felicito os meus companheiros de equipa pois fizeram tudo para ganhar. Estou muito feliz com a nossa atitude, jogámos como uma verdadeira equipa".

Mais informações em http://challengercup.volleyball.world/en

Mais informações na FIVB e na CEV

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS