20-JUNHO-2018
REPÚBLICA CHECA (CON)VENCE CUBA


A República Checa venceu hoje por 3-0 (25-19, 25-22 e 25-21) Cuba no primeiro jogo da Volleyball Challenger Cup - masculinos, a decorrer no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, e passou a liderar a Poule B. Mais informações aqui

1.º Set
O set inicial mostrou uma selecção cubana jovem e de elevado potencial, sobretudo físico (caso de Miguel David Gutierrez Suarez), mas ainda algo inexperiente em fases finais de competições tão exigentes como esta.
Pelo contrário, os checos, fnalistas vencidos na Final Four da Golden League, competição que organizaram, actuaram mais como um todo e fizeram valer a experiência de alguns dos seus jogadores, como Michal Finger e Vladimir Sobotka, no ataque e serviço, e de Petr Michalek, autor do bloco que selou o triunfo: 25-19.

2.º Set
Novo bloco, mostrando a superioridade defensiva dos checos, desta vez de Donovan Dzavoronok afastou a equipa europeia (14-7). A reacção da formação de Ernesto Coffigny permitiu-lhe encurtar a distância (16-17), fruto do aumento de rendimento no ataque e, sobretudo, no bloco.
Avisados, os checos começaram a variar as suas acções ofensivas e, com um ataque de 2.ª linha, Michalek fez o 21-17.
Miguel Gutierrez com um ataque e um serviço, ainda tentou lutar contra a maré (22-24), mas acabou por «oferecer» o ponto da vitória aos checos: 25-22.

3.º Set
A nítida subida de rendimento dos cubanos (mais desinibidos) esbarrava porém nos erros cometidos no serviço, impossibilitando o seu ascendente.
Um ataque poderoso de Donovan fez o 18-14, mas Cuba reagiu e igualou (20-20). Um bloco de Michalek (23-20) abriu alas no caminho para o triunfo checo: 25-21.

Miguel Gutierrez Suarez foi o melhor pontuador do jogo, com 24 pontos, seguido do checo Michal Finger, com 18. Ver estatística aqui

Miguel Gutierrez, jogador de Cuba:
"Preparámo-nos bem para esta competição e creio que ambas as selecções se exibiram a um grande nível. A República Checa demonstrou um rendimento maior e cometeu menos erros.
Precisamos de organizar e melhorar a defesa. Temos de ganhar o jogo de sexta-feira, frente ao Chile porque o nosso objectivo é passar às meias-finais".

Jakub Janouch, capitão da Rep. Checa:
"Confesso que não estávamos à espera de vencer por este resultado. Jogámos muito bem e liderámos os sets logo desde o início, criando uma vantagem de dois/três pontos.
Amanhã vamos defrontar o Chile e vamos ganhar, pois queremos passar em primeiro no nosso grupo".

Mais informações na FIVB e na CEV

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS