ALEMÃS E NORUEGUESES «ERGUEM» TAÇA DAS NAÇÕES EM ESPINHO

A Alemanha, em femininos, e a Noruega, em masculinos, venceram a Taça das Nações de Voleibol de Praia (CEV Beach Nations Cup) – uma competição de «país contra país» que terminou hoje na Praia da Baía, em Espinho. 

A Praia da Baía, em Espinho, foi hoje palco do culminar da Taça das Nações de Voleibol de Praia (CEV Beach Nations Cup), uma vibrante competição país contra país. A Alemanha, no sector feminino, e a Noruega, no masculino, ergueram os cobiçados troféus, numa jornada repleta de emoção e momentos decisivos.

As atletas germânicas demonstraram superioridade e determinação ao longo da competição. Na final feminina, Sandra Ittlinger e Anna-Lena Grune superaram as ucranianas Valentyna Davidova e Anhelina Khmil num desafio renhido, com o resultado de 2-1 (18-21, 21-14 e 15-13). A vitória foi confirmada pelas suas compatriotas, as actuais campeãs europeias Svenja Muller e Cinja Tillmann, que garantiram a medalha de ouro ao vencer Maryna Hladun e Tetiana Lazarenko por 2-0 (21-18 e 21-8).

A conquista gerou um contentamento visível nas atletas alemãs. A vitória na Taça das Nações não só lhes atribui 160 pontos valiosos para o ranking mundial, por atleta, como também um prémio de 15 mil euros.

Num dos jogos mais importantes da final feminina, arbitrado pela internacional portuguesa Sandra Deveza, Muller e Tillmann, medalhadas de bronze no Campeonato Mundial de 2022, mostraram a sua força, mesmo com as ucranianas a tentar uma recuperação no primeiro set. O resultado final, 2-0, deixou clara a superioridade germânica.

As campeãs da Nations Cup 2025 partilharam a sua alegria e satisfação:
Disputar o torneio aqui foi óptimo. Gostamos muito de estar em Espinho e é sempre bom jogar Voleibol nesta praia. Isto é tão bonito aqui. Estamos muito felizes pela vitória e pelo facto de a Taça das Nações ter sido aqui na Praia da Baía. Amamos o oceano, o lugar, as pessoas. É muito bom termos ganho neste local icónico do Voleibol de Praia.
A Ucrânia tem uma equipa com grande qualidade e estávamos conscientes disso, pois elas já tiveram muitos sucessos este ano, como, por exemplo, a vitória no Challenger da Polónia. Assim, já estávamos prontas para uma batalha difícil. Tivemos alguma sorte no primeiro set, mas o mais importante é que nos divertimos muito e foi um grande jogo para este público fantástico assistir.

A competição masculina trouxe um momento de grande suspense. Os neerlandeses começaram melhor, com Hendrik Mol e Mathias Berntsen a vencerem por 2-1 o primeiro assalto contra Hendrik Mol e Mathias Berntsen. No entanto, o jogo seguinte, entre Stefan Boermans e Yorick de Groot, pelos Países Baixos, e Anders Mol/Christian Sorum, pela Noruega – dupla número 1 do mundo -, teve uma reviravolta dramática: de Groot lesionou-se no primeiro set (0-2: 7-21 e 0-21), o que levou à decisão no Golden Set.

No decisivo set de desempate, a Noruega apresentou Anders Mol e Mathias Berntsen, enquanto os Países Baixos alinharam com Hendrik Mol e Stefan Boermans. Os vikings noruegueses mostraram maior combatividade e garantiram a vitória por 15-12, conquistando assim a Taça das Nações. Curiosamente, embora os noruegueses fossem favoritos, os Países Baixos destacavam-se por serem a única nação a apresentar quatro atletas olímpicos na sua equipa.

Cerimónia de Entrega de Prémios

A cerimónia de entrega dos prémios contou com a presença de Vicente Araújo, Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol; Maria Manuel, Presidente da Câmara Municipal de Espinho; Leonel Salgueiro, Vice-Presidente da Confederação Europeia de Voleibol (CEV); e Henrique Gomes, membro da Comissão de Voleibol de Praia da CEV.

A Taça das Nações de Voleibol de Praia em Espinho foi um sucesso retumbantes, com jogos emocionantes e a consagração das selecções da Alemanha e da Noruega..

Duplas portuguesas de masculinos e femininos em 5.º lugar

Portugal terminou a competição com um honroso 5.º lugar, tanto em femininos como em masculinos, amealhando 96 pontos por cada atleta.
As duplas de masculinos foram formadas por João Pedrosa/Hugo Campos, tricampeões nacionais, e Gonçalo Sousa/Tomás Sousa, vice-campeões nacionais, acompanhados pelo Seleccionador Ricardo Rocha.
As duplas de femininos foram formadas por Gabriela Coelho/Mariana Maia e Vanessa Paquete/Raquel Lacerda, acompanhadas pelo Seleccionador Pedro Santos.

Pedrosa e Campos, tricampeões nacionais vão voltar a defrontar os BeachVolley Vikings Anders Mol/Christian Sorum, da Noruega, desta vez no Campeonato da Europa 2025, a disputar em Dusseldorf, Alemanha, entre 30 de Julho e 3 de Agosto, onde terão de defrontar também os irmãos Jonas Sagstetter e Benedikt Sagstetter (Alemanha) e a jovem dupla Ardis Bedritis e Arturs Rinkevics (Letónia).

Foi uma boa experiência termos jogado aqui com eles ontem na Taça das Nações. Nunca tínhamos defrontado esta dupla norueguesa. Dá sempre para testar coisas contra eles, dá sempre para percebermos de outra forma como é que eles jogam quando os defrontamos. É muito diferente ver um vídeo dos seus jogos ou estar em campo a jogar contra eles.
No Europeu, temos um grupo que eu considero muito difícil. Uma Letónia muito forte, uns alemães a jogar em casa e os campeões olímpicos. Mas eu sinto que estamos preparados e, portanto, não estou com muito receio, sinceramente. Se formos lá apresentar o nosso jogo, acho que podemos regressar ao nosso País com um resultado bonito, que é o nosso grande desejo“, concluiu.

Mais informações AQUI

Árbitros portugueses em acção
no 
Voleibol de Praia

Rui Carvalho
BPT Elite16 Hamburg (Alemanha), de 27 a 31 de Agosto.
Beach Pro Tour Challenge do México, de 1 a 5 de Outubro.
Beach Pro Tour Elite16 Cape Town (África do Sul), de 22 a 26 de Outubro.
Campeonato do Mundo de Seniores, em Adelaide, na Austrália, de 14 a 23 de Novembro.

Partilhar: