WORLD TOUR PASSA POR CORTEGAÇA

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) confirmou a realização em Cortegaça, no município de Ovar, da Etapa de 1 estrela do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB Beach Volleyball World Tour) nos dias 12 a 15 de Agosto de 2021.

Trata-se da estreia em competições internacionais do Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP) da Federação Portuguesa de Voleibol, instalação desportiva que recebeu já as finais dos Campeonatos Nacionais de Voleibol de Praia 2020, bem como estágios das duplas de Israel e Venezuela.

Após ter organizado etapas de 4 estrelas em 2018 e 2019 (Espinho), a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) continua a enriquecer o longo historial do País na organização de importantes competições internacionais, seja do World Tour seja de campeonatos europeus e mundiais de camadas mais jovens. Ver torneios de Voleibol de Praia realizados em Portugal aqui

Um historial rico

Miguel Maia/João Brenha foi a dupla de Voleibol de Praia mais famosa a nível nacional e uma das mais célebres e duradouras a nível internacional, que dignificaram o País e o Voleibol além-fronteiras, tendo participado em inúmeras provas do World Tour e em três edições dos Jogos Olímpicos. Em femininos, Maria José Schuller e Cristina Pereira salientaram-se, tendo participado igualmente nos Jogos Olímpicos.

A história recente do Voleibol de Praia nacional no que diz respeito aos escalões mais jovens também tem apresentado resultados dignos de registo.

José Pedrosa e José Teixeira foram os primeiros portugueses a sagrarem-se campeões europeus de Sub-23, em Esposende, em 2001, depois de, em 1996, Jorge Alves e João Silva terem sido vice-campeões europeus de Sub-20, em Jurmala, na Letónia.

Em 1997, os mesmos José Pedrosa e José Teixeira tinham sido medalhados com o bronze no Europeu de Sub-20, em Zagreb, na Croácia.
Também em 2010, Rui Moreira e Ricardo Alvar classificaram-se num honroso 9.º lugar no Campeonato da Europa de Sub-23, realizado na ilha grega de Kos. Rui Moreira tinha já sido 9.º classificado no Europeu de Sub-18, em 2006.

Em 2010, a dupla Mariana Filipe Alexandre/Joana Neto, atletas do Centro de Treino de Alto Rendimento de Voleibol de Praia da FPV (CTARVP), rubricou mesmo uma página de ouro no desporto português ao alcançar, pela primeira vez no historial do Voleibol de Praia nacional em femininos, a medalha de prata no Campeonato da Europa de Sub-18.

Em 2012, Joana Resende e Tânia Oliveira, vice-campeãs nacionais, e Januário Silva/Sebastião Alves classificaram-se em 9.º lugar no 6.º Campeonato do Mundo Universitário de Voleibol de Praia, disputado na cidade brasileira de Maceió.

Em 2013, Juliana Antunes Rosas e Tânia Oliveira venceram, no Porto, o Europeu Universitário e, em 2014, Rosa Couto e Marta Hurst, campeãs nacionais de seniores, atingiram o 5.º lugar na classificação geral do Mundial Universitário, disputado também na Cidade Invicta.
Igualmente em 2013 e no Porto, Diogo Maia / Tomás Silva e Francisco Pombeiro / Bernardo Martins alcançaram o 9.º lugar no Campeonato do Mundo de Sub-19.

Nos VIII Jogos Desportivos CPLP – Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, disputados na Foz do Lizandro, na Ericeira, Diogo Maia e António Nazário conquistaram a medalha de ouro e Inês Pereira e Valéria Rodrigues foram medalhadas com a prata.

Em 2014, as duplas Ricardo Cardoso / Tomás Sousa e Beatriz Pinheiro / Inês Castro conquistaram a medalha de prata nos torneios de Voleibol de Praia dos IX Jogos CPLP, que decorreram em Angola.
Ainda em 2014, as duplas Diogo Maia/Tomás Silva e Vanessa Paquete/Daniela Silva foram vice-campeãs do Torneio de Sub-21 da WEVZA, na Albufeira do Azibo.

Em 2015, e no regresso a Macedo de Cavaleiros, Diogo Pereira/Bruno Santiago foram medalhados com o ouro em Sub-19 e Francisco Pombeiro/José Jardim com a prata em Sub-21.
Ainda em Sub-19, Bárbara Freitas/Sara Mendonça e João Nuno Pedrosa/João Alves alcançaram o 4.º lugar nos torneios da WEVZA.

Em 2017, Francisco Pombeiro e José Jardim foram 17.ºs classificados no Europeu de Sub-22, disputado na cidade austríaca de Baden.

Vanessa Paquete (com Gabriela Coelho) foi campeã nacional de seniores 2018 e medalha de ouro no Torneio da WEVZA em 2018 e, com Daniela Silva, vice-campeã do Torneio de Sub-21 da WEVZA, na Albufeira do Azibo, em 2014;
Beatriz Pinheiro/Inês Castro classificou-se no 17.º lugar no Campeonato da Europa de Sub-20, em 2018, e em 17.º no Europeu de Sub-20, em 2017. Nesse ano, Inês Castro e Beatriz Pinheiro alcançaram o 4.º lugar no Torneio de Sub-21 da WEVZA de Voleibol de Praia e a medalha de prata nos torneios de Voleibol de Praia dos IX Jogos CPLP, em 2014.

João Nuno Pinto Pedrosa e Hugo Oliveira Campos conquistaram a medalha de ouro no Torneo de Invierno de Volei Playa, disputado no dia 29 de Dezembro de 2019 nas areias de Oira, em Ourense, que abriu o circuito sénior do calendário de Voleibol de Praia da vizinha Espanha.
Outra dupla portuguesa, Gabriela Coelho/Vanessa Paquete, tinha subido já a um pódio em torneios de Voleibol de Praia espanhóis, mais concretamente no Open De Vóley de Playa de Invierno de Galdakao, realizado no País Basco e que abriu o calendário do Voleibol de Praia de Espanha em 2017/2018.

Em 2020, Guilherme Maia e Filipe Leite terminaram a sua participação no Campeonato da Europa de Sub-20 masculinos no 17.º lugar, disputado na cidade checa de Brno.

Já em 2021, João Pedrosa e Hugo Campos, que se sagraram vice-campeões nacionais em 2020, conseguiram a medalha de prata (Sófia 2, em Junho) e de bronze (Sófia 1, em Maio), em etapas de uma estrela do World Tour disputadas na Bulgária, bem como um 9.º lugar no Europeu de Sub-22 (Baden/Áustria), entre outros resultados relevantes.

Ver mais informações aqui

Partilhar: