VOLEIBOL DE PARAB√ČNS!ūüéā

O Voleibol faz hoje 126 anos.
Criado pelo norte-americano William George Morgan em 9 de Fevereiro de1895, o Voleibol foi introduzido em Portugal pelas tropas norte-americanas que estiveram estacionadas nas ilhas dos Açores durante a I Grande Guerra Mundial. [Ver História do Voleibol]

A Federação Portuguesa de Voleibol, actualmente sediada no Porto, nasceu no dia 7 de Abril de 1947 em Lisboa e, nesse mesmo ano, foi uma das fundadoras da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

O primeiro Congresso Mundial da FIVB realizou-se em Paris no dia 18 de Abril de 1947 e nele participaram 14 países: Bélgica, Brasil, Checoslováquia, França, Holanda, Israel, Itália, Líbano, Polónia, Portugal, Roménia, Turquia, Uruguai e Estados Unidos da América.
O francês Paul Libaud foi eleito o primeiro Presidente.

O facto de a modalidade ter crescido exponencialmente ao longo dos anos ficou bem patente no 29.¬ļ Congresso Mundial organizado em Portugal e que acolheu Timor-Leste na grande fam√≠lia do Voleibol. Volvidos 57 anos da realiza√ß√£o do primeiro congresso, estiveram presentes no Porto representantes das ent√£o 218 federa√ß√Ķes filiadas na FIVB.

No ano em que se comemora o 126.¬ļ anivers√°rio do Voleibol, a FIVB tem filiadas 5 Confedera√ß√Ķes Continentais, que, no total, compreendem 222federa√ß√Ķes nacionais: √Āfrica, √Āsia, Europa, NORCECA e Am√©rica do Sul.

Informa√ß√Ķes adicionais: www.fpvoleibol.pt / www.fivb.com¬†/ www.cev.eu / www.facebook.com/fpvoleibol

Partilhar: