11-JANEIRO-2019
SUB-17 DEFRONTAM
A FRANÇA NAS MEIAS-FINAIS

Portugal x França (16h30) e Itália x Holanda (19h00) são os jogos das meias-finais do Torneio WEVZA de Sub-17 masculinos que está a decorrer no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, e que apura o vencedor directamente para o Campeonato da Europa da categoria.
O Espanha x Alemanha disputa-se às 14h00 e serve para ranqueamento das equipas.
França, Holanda, Itália e Portugal estão já qualificados para a 2.ª ronda de apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-17, a disputar em Abril.

Portugal x Espanha, 3-0 (25-17, 25-20 e 25-9)

O distribuidor Bruno Dias abriu o livro e o set inaugural foi totalmente dominado por Portugal, que selou o resultado com um serviço directo do capitão Manuel Figueiredo.
Apesar da Espanha ter começado melhor, foi Portugal que conseguiu aumentar o seu pecúlio pontual com a agressividade do seu serviço e a eficácia da sua defesa alta e baixa.
Ainda mais motivado com o apoio de um público entusiástico, Portugal deu um verdadeiro recital de Voleibol no terceiro set.

Autor de 24 pontos, Nuno Marques foi o melhor pontuador do jogo, enquanto Luke Belda, com 9, foi o espanhol mais concretizador.

Nuno Pereira, Treinador de Portugal:
"Era um jogo muito importante e a equipa deu a resposta certa. Com o apuramento para as meias-finais, garantimos já o apuramento para a segunda fase de apuramento para o Campeonato da Europa, a disputar em Abril. Hoje serviram bem e também trabalharam bem na relação bloco/defesa. Estão de parabéns!
Frente à França, quero acreditar que irá ser um jogo bem disputado... e sinto que temos equipa para poder fazer uma surpresa
..."

O 1.º classificado do Torneio da WEVZA ficará apurado directamente para a fase final do Europeu de Sub-17, enquanto os 2.º, 3.º, 4.º e 5.º classificados seguem para a 2.ª Ronda da Fase de Qualificação, a disputar em Abril.

Bélgica x Alemanha, 3-0 (25-11, 25-18 e 28-26)

Os belgas entraram da melhor forma no primeiro set: com Jippe Schroeven no serviço, chegaram aos 16-0 (!), sentenciando desde cedo o parcial.
O segundo set foi bem mais equilibrado, mas um serviço directo de Robbe Van Loon (18-13) impulsionou os belgas para novo triunfo.
A Alemanha comandou o marcador até aos 17 pontos, mas a Bélgica igualou e reacendeu uma luta que só terminaria aos 28-26 e selaria o triunfo dos belgas.

O alemão Jannes Wiesner, com 14, e o belga Senne Gifford, com 13, cotaram-se como os melhores pontuadores do jogo. Ver estatística aqui

Treinador da Bélgica, Wim De Broeck:
"Não foi um triunfo muito fácil. Entrámos a servir muito bem, mas não conseguimos manter esse ritmo nos sets seguintes. Estou satisfeito com a vitória, que nos permite lutar pelo quinto lugar, mas não tanto com a exibição. Temos de jogar melhor pois o nível deste torneio é muito alto e dá gosto ver estes jovens a praticar tão bom Voleibol".

Itália x França, 3-0 (25-21, 25-19 e 25-20)

A vitória no primeiro set deste jogo entre as duas selecções consideradas favoritas ao apuramento directo para o Europeu Sub-17 sorriu à Itália, que se mostrou mais forte colectivamente.
Sob a batuta de Luca Porro, os italianos continuaram a exibir o seu jogo praticamente irrepreensível e voltaram a vencer com naturalidade no segundo set.
O terceiro set foi mais do mesmo. A Itália liderou o marcador desde os 10 pontos e foi com naturalidade que selou a sua terceira vitória e assegurou a liderança da Pool B.

O italiano Ranieri Truocchio e o gaulês Nadirian Sakanoko, ambos com 13 pontos, cotaram-se como os melhores pontuadores do jogo. Ver estatística aqui

Luca Porro, capitão de Itália:
"Creio que ainda não podemos dizer que somos os grandes favoritos por termos vencido 3-0 a França, um adversário difícil. Temos de pensar que ainda não vencemos nada e mantermos o foco na união da nossa equipa, pois penso que essa é a nossa grande arma".

Os jogos do Torneio WEVZA são transmitidos pela Volei TV

Torneio WEVZA Sub-17 (14 atletas)

Francisco Leitão (SL Benfica) Distribuidor
Bruno Dias (Esmoriz GC) Distribuidor
Ricardo Martins (VC Viana) Central
Daniel Teixeira (Esmoriz GC) Central
Eduardo Brito (SL Benfica) Central
João Madrugo (SC Caldas) Central
Manuel Figueiredo (AA Espinho) Zona 4
André Pereira (Leixões SC) Zona 4
Nuno Marques (SL Benfica) Zona 4
Henrique Silva (Ala Gondomar) Zona 4
Manuel Sousa (Leixões SC) Zona 4
Tiago Matos (C. Maia GC) Oposto
Gonçalo Gomes (AA S. Mamede) Libero
Miguel Azenha (C. Maia GC) Libero

Team Manager - Leandro Antunes
Treinador Principal -
Nuno Pereira
Treinador Adjunto -
João Macedo
Fisioterapeuta - José Pedro Leite 

A Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu (Western European Volleyball Zonal Association), mais conhecida pela sigla WEVZA, que foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem actualmente como Presidente o português Vicente Araújo, Vice-Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o belga Willy Bruninx, Presidente da Federação Belga, e o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa.

O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Mais informações: www.wevza.com / www.fpvoleibol.pt/WEVZAwww.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS