04-JANEIRO-2019
PORTUGUESAS EM BELFORT
COM A LIDERANÇA EUROPEIA NA MIRA

A Selecção Nacional de Seniores Femininos, liderada por Rui Moreira, encontra-se na cidade gaulesa de Belfort, onde amanhã, pelas 20h00 locais (em directo na Sport TV), defronta a França no penúltimo jogo da Pool D da fase de apuramento para o Campeonato da Europa, competição que se realiza pela primeira vez em quatro países: Polónia, Turquia, República Checa e Hungria, de 23 de Agosto a 8 de Setembro de 2019.

O treinador português está consciente de que o tempo de preparação desta recta final da competição foi curto, mas mostra-se confiante na obtenção de dois dois bons resultados nos derradeiros jogos de qualificação.

Estes dois dias de preparação foram de crescimento individual e colectivo. Arrancámos de forma bastante lenta e ainda a regressar da paragem de Natal, mas, com o decorrer dos trabalhos, fomos aumentando o ritmo e intensidade individual e colectiva.
Numa fase inicial, tentámos combater a paragem de Natal que a maioria das nossas atletas teve neste período, pois a ausência de jogos coincidiu também com a quebra de ritmo e frequência de treinos. Posteriormente, trabalhámos em cima das ideias que queremos implementar frente à França
", recorda, acrescentando:
"Do que analisámos da França, penso que, a realizar um trabalho regular e contínuo, é uma equipa perfeitamente ao alcance da nossa. No entanto, iremos perceber se dois dias apenas terão sido suficientes para conseguirmos melhorar o score da primeira volta. Esse será certamente o primeiro objectivo.
Numa opinião muito pessoal, penso que é possível vencer o adversário, mas a nossa missão irá depender bastante da capacidade e rigor com que conseguirmos cumprir a estratégia previamente definida.
As nossas adversárias de amanhã apresentam um plantel de qualidade, com todas as atletas a jogar no forte Campeonato Francês, embora a maioria neste momento tenha poucos jogos realizados. No entanto, levam já duas semanas de preparação enquanto selecção e um jogo-treino.
Se conseguirmos ser competentes na relação serviço/bloco e jogarmos com a velocidade necessária para criar dificuldades ao débil, mas forte fisicamente, bloco gaulês, estaremos mais perto de vencer o jogo
".

Em relação à Geórgia (9 de Janeiro, 20h00, em Gondomar), Rui Moreira reconhece:
"Ainda não analisamos a fundo esse adversário, porque nos focamos a 100 por cento na França, mas sabemos que não estando a Geórgia nem na elite nem na mediania europeia, será certamente um jogo diferente, onde teremos de assumir a responsabilidade e o favoritismo que levamos para o jogo.
Iremos prepará-lo a partir de domingo, quando regressarmos desta deslocação a França
”.

O França x Portugal será arbitrado por Bojan Bardic (Croácia) e Gloria Souto Gimenez (Espanha). Ver mais informações aqui e aqui

A Selecção Nacional já está apurada para o Europeu 2019, independentemente dos resultados com a França, amanhã, e a Geórgia, no dia 9 de Janeiro no Multiusos de Gondomar.
As portuguesas ocupam o segundo lugar na Pool D, com 9 pontos, menos três pontos que as invictas francesas, mais seis do que as georgianas e mais nove que as dinamarquesas.
Apuram-se as duas primeiras classificadas de cada grupo.

 

Convocadas (12 jogadoras)

DISTRIBUIDORAS
Vanessa Rodrigues (AVC Famalicão)
Ana Couto (Leixões SC)

ZONAS 4
Marta Hurst (La Laguna / Espanha)
Bárbara Gomes (AVC Famalicão)

CENTRAIS
Aline Timm (AVC Famalicão)
Eduarda Duarte (Leixões SC)
Amanda Cavalcanti (Pedro E. Lobato)

OPOSTAS
Júlia Kavalenka (Bosco Cuneo, Itália)
Maria Maio (CF «Os Belenenses»)
Carla Sousa (Leixões SC)

LIBEROS
Joana Resende (AVC Famalicão)
Beatriz Basto (Leixões SC)

A comitiva portuguesa, chefiada por Arnaldo Rocha, Director da FPV, é formada por Rui Moreira (Treinador Principal), Luís Andrade (Treinador Adjunto) e Gabriel Nunes (Fisioterapeuta).

Contactos
Alojamento – Quality Hotel Belfort Centre: +33 03 84 22 84 84
Pavilhão - Le Phare: +33 03 84 54 27 83

Este ano, a Selecção Nacional de Seniores Femininos irá também disputar a Silver European League.

Na European Silver League 2019, as portuguesas vão defrontar, na Pool B, a Eslovénia, a Grécia e a Estónia.
A Pool A é formada por Roménia, Geórgia, Israel e Chipre, selecções teoricamente mais acessíveis.
Apuram-se para a Final Four a selecção do país organizador, os dois primeiros classificados de cada Poule e ainda o 2.º melhor classificado.

A competição realiza-se de finais de Maio a finais de Junho de 2019:

25/26.05.2019
PORTUGAL x Grécia
Eslovénia x Estónia

29.05.2019
Grécia x Eslovénia
PORTUGAL x Estónia

1/2.06.2019
Grécia x PORTUGAL
Estónia x Eslovénia

8/9.06.2019
PORTUGAL x Eslovénia
Estónia x Grécia

12.06.2019
Eslovénia x PORTUGAL
Grécia x Estónia

15.06.2019
Estónia x PORTUGAL
Eslovénia x Grécia

28/29.06.2019
Final Four - Organizador a definir

Informações adicionais: www.cev.lu / www.fivb.com 

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS