21-DEZEMBRO-2018
WEVZA REGRESSA
A VIANA DO CASTELO

Viana do Castelo volta a estar na rota do Voleibol.
A capital do Alto Minho vai receber, de 9 a 13 de Janeiro próximo, o Torneio Internacional da WEVZA de Sub-17 masculinos que dará ao primeiro classificado a qualificação directa para a fase final do Campeonato da Europa da categoria.

Os jogos serão disputados no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior e as sete selecções participantes serão distribuídas por duas pools.
Portugal integra a Pool A, juntamente com a Holanda e a Espanha.
A Pool B será formada por Itália, Bélgica, França e Alemanha.

Nos três primeiros dias de competição, as equipas jogam todas contra todas, sendo os dois dias restantes reservados ao apuramento do vencedor e ao ranqueamento das selecções.
Os dois primeiros classificados das pools defrontam-se em sistema cruzado (1.º A x 2.º B e 2.º A x 1.ª B) e os vencedores disputam a final, enquanto os 3.ºs e o 4.º classificados discutem os 5.º, 6.º e 7.º lugares.

O vencedor do torneio apura-se directamente para o Campeonato da Europa da categoria.

Nos últimos anos, a cidade de Viana do Castelo tem sido palco de várias competições de Voleibol, sendo ainda local privilegiado de estágio das selecções nacionais.
No ano passado, o Centro Cultural de V. Castelo acolheu a Poule F da 2.ª Ronda Europeia de Apuramento para o Campeonato do Mundo 2018, em seniores femininos.
Foi igualmente na Princesa do Lima que a Selecção Nacional de Seniores Femininos, liderada por Manuel Almeida, defrontou a sua congénere de Espanha em dois jogos amigáveis que se inseriram no plano de preparação de Portugal para a Golden European League 2018, os Jogos do Mediterrâneo e o apuramento para o Campeonato da Europa 2019.
Em Dezembro de 2017, Viana do Castelo acolheu o Torneio Internacional WEVZA de Sub-16 Femininos, transmitido em directo, em exclusivo e na íntegra no site federativo www.volei.tv

Ver mais informações em fpvoleibol.pt/wevza-sub17

Ver lista dos 16 convocados aqui

A Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu (Western European Volleyball Zonal Association), mais conhecida pela sigla WEVZA, que foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem actualmente como Presidente o português Vicente Araújo, Vice-Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o belga Willy Bruninx, Presidente da Federação Belga, e o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa.

O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Mais informações: www.wevza.com / www.fpvoleibol.pt/WEVZAwww.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS