13-NOVEMBRO-2018
PORTUGUESES À CONQUISTA
DA CHALLENGE CUP 2019

 

É já amanhã que as equipas portuguesas voltam a entrar em acção nas competições europeias de clubes. Com diferentes níveis de dificuldade nas tarefas respectivas, é certo, mas um só objectivo: a passagem aos 16 avos-de-final da Challenge Cup 2018/2019.

Em masculinos, o Sporting CP tornou evidente o seu favoritismo (3-0) na recepção aos luxemburgueses do VC Fentange, no jogo da 1.ª mão da 2.ª Ronda da Fase de Qualificação, mas o treinador Hugo Silva lançou o aviso:
"Queremos ir o mais longe possível na competição e para isso temos de corrigir erros e jogar melhor".
O jogo está agendado para as 19h30 locais, no Luxemburgo, e poderá ser seguido em directo através do site www.laola1.tv
Para passarem aos 16 avos-de-final, os campeões nacionais precisam de vencer por qualquer resultado, podendo mesmo perder pela diferença mínima. Em caso de derrota por 0-3 ou 1-3, terão de vencer o Golden Set.

SL Benfica, finalista vencido na Challenge Cup em 2015, está na mesma situação.
Estreou-se na competição com um triunfo (3-0), em casa, diante dos cipriotas do Pafiakos Pafos e retribui amanhã (20h00 locais) a visita.
Marcel Matz, treinador do SL Benfica, salientou:
"Todas as equipas que jogam em casa têm tendência para ser mais fortes. Espero mais dificuldades no jogo da segunda mão. Se conseguirmos jogar como jogamos normalmente, espero ganhar no Chipre".

Por seu turno, o SC Caldas superou (3-1) os suíços do Chênois Genève, nas Caldas da Rainha.
Para iniciar em beleza a sua estreia em competições organizadas sob a égide da Confederação Europeia de Voleibol (CEV), os caldenses querem fazer a festa entre... portugueses.
Frederico Casimiro, treinador do SC Caldas, destacou a importância do apoio dos adeptos no primeiro jogo e, agora, na 2.ª mão (20h00 locais) espera poder contar com o apoio dos emigrantes na Suíça. 


Foto: Paulo Faria

Em femininos, o AVC Famalicão recebeu e (con)venceu, pela margem máxima (3-0: 25-21, 25-21 e 25-15), as espanholas do Haris Laguna Tenerife – equipa da internacional portuguesa Marta Hurst –, em jogo da 1.ª mão que foi transmitido em directo na Volei TV.
A deslocação a Tenerife está marcada igualmente para amanhã (20h00 locais) e as famalicenses, pela voz da distribuidora Vanessa Rodrigues, já avisaram que querem fazer história:
"Ganhámos o primeiro jogo, mas a eliminatória ainda não está ganha. Vamos a Tenerife para conseguir um resultado que nos permita passar, pela primeira vez, uma eliminatória na Challenge Cup, que é o nosso grande objectivo".

As açorianas do Clube Kairós são as que têm a tarefa mais complicada. Após a derrota, em casa, pela margem máxima (0-3) às mãos das belgas do Hermes Ostende – com quem perderam nos oitavos-de-final em 2017/2018 –, terão de vencer por 3-0 ou 3-1 e ainda o Golden Set no jogo da 2.ª mão (20h30 locais), na Bélgica, para continuarem em prova.
O treinador Paulo Barreto mostra-se esperançado na reviravolta:
"A jogar com equipas deste nível temos de registar um menor índice de erros. Não vai ser fácil, mas temos de acreditar. Se conseguirmos jogar sempre como o fizemos até metade dos sets no primeiro jogo, podemos discutir todos os sets e a eliminatória".

Em circunstâncias similares está o Vasas o Vasas Óbuda, de Núria Silva.
Após ter perdido, na Eslovénia, o jogo da 1.ª mão com o Formula Formis Rogoza (1-3), na 1.ª mão da Fase de Qualificação da Challenge Cup, a equipa húngara terá de vencer amanhã por 3-0 ou 3-1 e ainda o Golden Set no jogo da 2.ª mão (17h00 locais), em casa, para continuar em prova.
Este jogo pode ser seguido em directo aqui

Por seu turno, a equipa de seniores masculinos do AJ Fonte do Bastardo recebe na Ilha Terceira os checos do Volejbal Brno no dia 29 de Novembro (20h45 locais), visitando o seu adversário no dia 6 de Dezembro de 2018, nos 16 avos-de-final.

Árbitros portugueses em acção nas competições internacionais

Ricardo Ferreira
ASPTT Mulhouse VB (França) x Budowlani Lodz (Polónia), 3.ª Ronda da Liga dos Campeões - femininos, hoje.
Chemik Police (Polónia) x CSM Bucuresti (Roménia), Pool E da Liga dos Campeões - femininos, no dia 22 de Novembro.

Vítor Gonçalves
VKC Karlovarsko-Cucine Lube Civitanova, da Pool B, 4.ª Ronda da Liga dos Campeões - masculinos, no dia 18, 19 ou 20 de Dezembro.

Pedro Lopes Pinto
Gentofte Volley (Dinamarca) x Saaremaa VC (Estónia), Fase de Qualificação da Challenge Cup - masculinos, hoje.
KP Brno x Vencedor do AO Thiras (Grécia) x AEL Limassol (Chipre), 16 avos-de-final da Challenge Cup - femininos, 4 a 6 de Dezembro.

Raquel Portela
Equipa proveniente da Liga dos Campeões x Hypo Tirol AlpenVolleys Haching (Áustria), 16 avos-de-final da Taça CEV - masculinos, no dia 4, 5 ou 6 de Dezembro.

Nuno Teixeira
Vencedor do IBSA CV CCO 7 Palmas (Espanha) x Vitéos Neuchatel Université (Suíça) vs Orbita Zaporizhzhya (Ucrânia), 16 avos-de-final da Challenge Cup - femininos, 24 a 27 de Novembro.
Espanha x Letónia, Poule F da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de Seniores Femininos, 9 de Janeiro de 2019.

Nuno Maia
GEN-I Volley Nova Gorica (Eslovénia) x Strabag Bratislava (Eslováquia), Fase de Qualificação da Challenge Cup - femininos, amanhã.
Equipa proveniente da Liga dos Campeões x Tourcoing Lille Métropole, nos 16 avos-de-final da Taça CEV - masculinos, 4 a 6 de Dezembro.

Hélio Ormonde
PAR-KY Menen (Bélgica) x Equipa proveniente da Liga dos Campeões, 16 avos-de-final da Taça CEV - masculinos, no dia 28 de Novembro de 2018.
Equipa proveniente da Liga dos Campeões vs Vencedor do Fatum Nyregyhaza (Hungria) x TS Volley Dudingen (Suíça), oitavos-de-final da Taça CEV - femininos, em data a definir.

Mais informações em www.cev.lu  

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS