19-AGOSTO-2018
EUROPEU 2019: FRANCESAS
LÍDERES ISOLADAS DA POULE D
 

A França venceu, hoje, a Selecção Nacional de Seniores Femininos pela margem máxima (3-0: 26-24, 25-18 e 25-12) no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e assumiu a liderança isolada da Poule D da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2019.
A forma como perdeu o primeiro set afectou negativamente a as lusitanas que até entraram a mandar no jogo, exibindo-se a bom nível… O próximo compromisso, com a Dinamarca, está agendado para o Fórum de Braga, no próximo do dia 22 (17h30 / Sport TV/laola1-tv).

1.º Set
Portugal entrou bem e comandou o marcador até aos 9-8, altura em que dois pontos (ataque e bloco) de Juliette Fidon deram a liderança às gaulesas. Resposta pronta de Portugal, com Eduarda Duarte no serviço, a distanciar-se (16-11).
Já com Ana Couto no serviço, a equipa das quinas logrou avolumar a vantagem (19-13).
Contudo, a reacção das francesas, sob a batuta de Pauline Martin (19-17), foi forte e acabaria por ser premiada com a vitória por 26-24, selada por dois blocos consecutivos.

2.º Set
As francesas iniciaram o segundo set com a mesma atitude com que tinham terminado o anterior (3-0, 16-13), fazendo do bloco e serviço as suas melhores armas.
Apesar da resistência portuguesa e dos pontos conseguidos no ataque por Marta Hurst e Bárbara Gomes, a equipa francesa, bem capitaneada por Fidon, foi somando os pontos necessários para novo triunfo: 25-18.

3.º Set
Exalando cada vez mais confiança, a formação orientada por Emile Rousseaux, acabou por ir construindo, paulatinamente, uma vantagem decisiva (7-1, 18-6) e selar, com naturalidade, o triunfo no jogo com um resultado desnivelado: 25-12.

Juliette Fidon, com 12, e Pauline Martin, com 11 pontos, foram as melhores pontuadoras do jogo, enquanto Bárbara Gomes, com 10, foi a portuguesa mais concretizadora.

Apesar da liderança isolada, Emile Rousseaux, treinador da França, mostra-se realista:
"Hoje, apenas ganhámos mais um jogo. Temos de ter a noção do que é o Voleibol feminino em França e não entrar em euforias, iniciando todos os jogos que disputarmos com a mesma atitude.
Assim, o nosso objectivo é vencer os próximos dois jogos para nos qualificarmo
s".

Manuel Almeida, treinador de Portugal:
"O primeiro set de um jogo nunca devia ser decisivo, mas este acabou por ser... Estivemos bem e dentro daquilo que esperávamos até ao final do primeiro set, mas a forma como perdemos este parcial afectou mental e emocionalmente a equipa.
Agora, vamos analisar as coisas negativas, tirar lições e ver se a equipa não continua afectada emocionalmente com o resultado frente às francesas e... entrar com tudo no jogo com as dinamarquesas em Braga (22 de Agosto)
".

Ver calendário completo da Poule D aqui

Árbitros portugueses em acção nas competições internacionais

Ricardo Ferreira
Poule E da Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa de Masculinos, Espanha x Noruega, no dia 22 de Agosto.
Fase Final do Campeonato da Europa de Sub-19 Femininos, Poule 1 (Durres, Albânia), de 1 a 9 de Setembro.
CV Teruel (Espanha) x Lindemans Aalst (Bélgica), 1.ª Ronda da Liga dos Campeões - masculinos, 9 ou 10 de Outubro.
Vencedor do jogo ZOK Bimal-Jedinstvo Brcko (Bósnia-Herzegovina) x ASPTT Mulhouse VB (França) vs Vencedor do Bekescsabai Roplabda SE (Hungria) x Budowlani Lodz (Polónia), 3.ª Ronda da Liga dos Campeões - femininos, no dia 13 de Novembro.

Vítor Gonçalves
ASPTT Mulhouse VB (França) x ZOK Bimal-Jedinstvo Brcko (Bósnia-Herzegovina), 2.ª Ronda da Liga dos Campeões - femininos, em data a definir.

Pedro Lopes Pinto
Espanha x Roménia, Poule F da Fase de Qualificação do Campeonato da Europa de Seniores Femininos, no dia 19 de Agosto.
Gentofte Volley (Dinamarca) x Saaremaa VC (Estónia), Fase de Qualificação da Challenge Cup - masculinos, em data a definir.
KP Brno x Vencedor do AO Thiras (Grécia) x AEL Limassol (Chipre), 16 avos-de-final da Challenge Cup - femininos, em data a definir.

Raquel Portela
IBSA CV CCO 7 Palmas (Espanha) x Vitéos Neuchatel Université (Suíça), Fase de Qualificação da Challenge Cup - femininos, em data a definir.

Nuno Teixeira
Vencedor do IBSA CV CCO 7 Palmas (Espanha) x Vitéos Neuchatel Université (Suíça) vs Orbita Zaporizhzhya (Ucrânia), 16 avos-de-final da Challenge Cup - femininos, em data a definir.

Nuno Maia
GEN-I Volley Nova Gorica (Eslovénia) x Strabag Bratislava (Eslováquia), Fase de Qualificação da Challenge Cup - femininos, em data a definir.
Equipa proveniente da Liga dos Campeões x Tourcoing Lille Métropole, nos 16 avos-de-final da Taça CEV - masculinos, em data a definir.

Hélio Ormonde
Finlândia x República Checa, Poule E da Fase de Qualificação do Campeonato da Europa de Seniores Femininos, no dia 18 de Agosto.
PAR-KY Menen (Bélgica) x Equipa proveniente da Liga dos Campeões, 16 avos-de-final da Taça CEV, em data a definir.

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS