12-AGOSTO-2018
OURO PARA PORTUGAL
NO TORNEIO DA WEVZA

As duplas portuguesas de Voleibol de Praia Gabriela Coelho/Vanessa Paquete e Francisco Pombeiro/José Jardim conquistaram a medalha de ouro no Torneio de Seniores da Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu (WEVZA) que terminou hoje na Praia da Rosa Branca em Quarteira, no Algarve.

Em femininos, Gabie e Vanessa, que constituem a aposta da FPV numa dupla de Voleibol de Praia a tempo inteiro, venceram na final a dupla espanhola Saucedo/Aballe por 2-1 (21-8, 13-21 e 15-12).
No terceiro lugar ficou a dupla lusitana Mafalda Porto/Matilde Rodrigues por desistência (lesão) de Inês Vasco/Beatriz Rodrigues.

Gabriela Coelho e Vanessa Coelho reconheceram:
"Sentimos dificuldades frente a estas mesmas adversárias na 3.ª Ronda [derrota por 2-0], mas analisámos bem esse jogo e esse estudo surtiu efeito.
Hoje, entrámos muito bem no primeiro set, mas no segundo cometemos uma série de erros seguidos, o que nos obrigou a começar a pensar no set decisivo.
Este é o nosso primeiro ano só a jogar Voleibol de Praia e sabíamos que não iri ser fácil, mas estamos sempre a tentar dar o nosso melhor e, agora, já com os olhos postos na final do
Campeonato ActivoBank".

Em masculinos, Pombeiro e Jardim conseguiram superiorizar-se (2-1: 19-21, 21-13 e 15-13) à dupla holandesa Penninga/Boermans, tendo arrebatado a medalha de ouro.
No último degrau do pódio ficou outra dupla holandesa, Blom/de Groot, ao vencer João Pedrosa/Hugo Campos por 2-0 (21-15 e 21-16).

Pombeiro e Jardim salientaram:
"Este triunfo acaba por ser um prémio ao esforço que fizemos este ano, pois atravessámos algumas dificuldades, entre as quais lesões [de Jardim], mas não desistimos e continuámos sempre a trabalhar.
Estes torneios são sempre importantes para os atletas pois dão mais exoeriênca competitiva e para nós é sempre uma honra podermos representar o nosso País em provas internacionais
"..

Ver resultados e informações adicionais aqui

O nosso País esteve representado por Bernardo Silva/Tomás Rocha, João Pedrosa/Hugo Campos, José Silva/Luís Gomes, Frederico Santos/Miguel Sá e Francisco Pombeiro/José Jardim, em masculinos, e por Gabriela Coelho/Vanessa Paquete, Inês Castro/Beatriz Pinheiro, Maria Tinoco/Rita Fernandes, Mafalda Porto/Matilde Rodrigues, Daniela Pereira/Érica Sampaio,
Bárbara Freitas/Soraia Oliveira, Margarida Maia/Carolina Maia e Margarida Rocha/Maria Jardim, em femininos.

Historial com triunfos

Portugal tem já tradição em provas de Voleibol de praia organizadas pela WEVZA, tendo registado resultados sigificativos.
Em 2014, as duplas Diogo Maia/Tomás Silva e Vanessa Paquete/Daniela Silva foram vice-campeãs do Torneio de Sub-21 da WEVZA, na Albufeira do Azibo.
Em 2015, e no regresso a Macedo de Cavaleiros, Diogo Pereira/Bruno Santiago foram medalhados com o ouro em Sub-19 e Francisco Pombeiro/José Jardim com a prata em Sub-21.
Ainda em Sub-19, Bárbara Freitas/Sara Mendonça e João Nuno Pedrosa/João Alves alcançaram o 4.º lugar nos torneios da WEVZA.
Em 2017, Inês Castro e Beatriz Pinheiro alcançaram o 4.º lugar no Torneio de Sub-21 da WEVZA de Voleibol de Praia disputado na localidade holandesa de Hoek van Holland e Afonso Reis/André Marques o 7.º lugar na mesma competição.
Este ano, a dupla de Sub-18 femininos constituída por Inês Vasco/Beatriz Rodrigues subiu ao segundo patamar mais alto do pódio, enquanto, em masculinos, Guilherme Maia e Filipe Leite se classificaram no 5.º lugar. 

A WEVZA, que foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem actualmente como Presidente o português Vicente Araújo, Vice-Presidente da FPV, e como Vice-Presidentes o belga Willy Bruninx, da Federação Belga, e o francês Eric Tanguy, Presidente da Federação Francesa.

O objectivo primordial da WEVZA é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Mais informações: www.wevza.com / www.fpvoleibol.pt/WEVZAwww.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS