Federação Portuguesa de Voleibol - Notícias

03-JUNHO-2018
PORTUGAL A UM PASSO DA FINAL FOUR!
 


A Selecção Nacional de Seniores Masculinos, comandada por Hugo Silva, venceu hoje a Finlândia por 3-2 (25-22, 21-25, 25-21, 28-30 e 15-10) e saltou para a liderança da Poule C (com menos um ponto do que os nórdicos mas mais vitórias, o primeiro critério de classificação na prova).
Agora, terá «apenas» de vencer, novamente em Matosinhos, a República Checa na quarta-feira (18h30).

1.º Set
Início do jogo equilibrado, com as duas equipas a alternarem na liderança do marcador, mas com dois pontos de Tommi Siirila no serviço a adiantarem o seis orientado por Tuomas Sammelvuo (15-13). Fortemente apoiado pelo público, Portugal recuperou a liderança com um serviço de Filip Cveticanin (19-18). João Simões fez o 23-21 no ataque e o distribuidor Miguel Rodrigues selou o triunfo (25-22) com um ataque ao segundo toque.

2.º Set
Um bloco de Samuli Kaislasalo deu uma vantagem de dois pontos aos nórdicos (15-13), um ataque de segunda linha de Elviss Krastins aumentou-a numa altura crucial (23-19) e novo ataque, desta vez de Antti Makinen, selou o resultado: 25-21.

3.º Set
Portugal começou bem, com dois pontos de Phelipe Martins no ataque (5-3). A confiança dos portugueses foi crescendo e com ela o pecúlio pontual (14-9). A vitória surgiu com naturalidade através de um ataque de João Simões aos 25-21.

4.º Set
O resultado era o melhor indicador do equilíbrio existente em campo (10-10, 17-17). Um bloco dos nórdicos esfriou o ânnimo dos adeptos portugueses (21-18)... mas não o dos jogadores portugueses (22-22, com um serviço de Caíque Silva). A vencer por 24-22, a Finlândia viu a equipa de Hugo Silva igualar, mas logrou triunfar por 30-28.

5.º Set
A «negra» foi jogada taco-a-taco (6-6). O terceiro bloco individual de Filip Cveticanin deu vantagem a Portugal (8-6). Um serviço do mesmo Cveticanin (11-7) desconcentrou os nórdicos e colocou Portugal no caminho do triunfo: 15-10.

Samuli Kaislasalo, com 22 pontos, foi o melhor pontuador do jogo, seguido de Alexandre Ferreira, com 21.
Ver estatística aqui

Hugo Silva, Treinador de Portugal:
"Embora tenha limitações em certos aspectos, a nossa equipa transcende-se e consegue superar as adversidades. Foi o nosso terceiro jogo ganho pela margem mínima, o que demonstra que lutamos até ao fim. Estamos na liderança e agora o objectivo é vencer a República Checa e garantir a qualificação para a Final Four".

Filip Cveticanin, central de Portugal, autor de 19 pontos:
"Fizemos um bom jogo e atingimos o nosso grande objectivo, que era alcançar a liderança. Agora, apelo a este público maravilhoso que venha apoiar-nos na quarta-feira, frente à República Checa (18h30), como o fez hoje, pois foi uma motivação extra para a nossa equipa".

Tuomas Sammelvuo, Treinador da Finlândia:
"Mais do que no resultado, temos de pensar na próxima bola e na forma como temos de continuar a desenvolver o nosso jogo, caso da relação bloco/defesa, sobretudo quando defrontámos uma equipa como Portugal, que recebeu muito bem".

Na Selecção Nacional de Seniores Masculinos, o Treinador Principal, Hugo Silva, é coadjuvado por João José, antigo capitão da Selecção.

Os principais desafios das selecções nacionais de seniores para esta época serão a disputa da Golden European League 2018 e a qualificação para a fase final do Campeonato da Europa de 2019, em masculinos e femininos, cujas fases de qualificação passam por locais como
Matosinhos, Santo Tirso e Póvoa de Varzim, municípios que integram o projecto Clube das Autarquias Amigas do Voleibol.
As selecções seniores vão ainda participar nos XVIII Jogos do Mediterrâneo «Tarragona 2018», que se disputam na localidade espanhola de Tarragona de 22 de Junho a 1 de Julho 2018.

Árbitros em acção nas competições internacionais de Indoor:

Hélio Ormonde – Finlândia x República Checa, Poule E da fase de qualificação para o Campeonato da Europa 2019 de Seniores Femininos, no dia 18 de Agosto.

Vítor Gonçalves - Árbitro de reserva no FIVB Challenger Cup, 20 a 24 de Junho.

Pedro Pinto – Espanha x Roménia, Poule F da fase de qualificação para o Campeonato da Europa 2019 de Seniores Femininos, no dia 19 de Agosto.

Nuno Maia – Espanha x Geórgia, Poule E da fase de qualificação para o Campeonato da Europa 2019 de Seniores Masculinos, no dia 15 de Agosto.

Ricardo Ferreira – Portugal x Ucrânia, Poule A da Golden European League - femininos, 3.ª Ronda de Qualificação, no dia 27 de Maio.
Espanha x Noruega, Poule E da fase de qualificação para o Campeonato da Europa 2019 de Seniores Masculinos, no dia 22 de Agosto.

Ver calendário da Golden European League 2018 e do Europeu 2019

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS