01-JUNHO-2018
GOLDEN EUROPEAN LEAGUE: PORTUGAL
RECEBE AMANHÃ O AZERBAIJÃO
 


A Selecção Nacional de Seniores Femininos, liderada por Manuel Almeida, defronta amanhã o Azerbaijão na 5.ª e penúltima ronda da Golden European League.
O jogo está agendado para as 15h00 (transmissão em directo na Sport TV) no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Manuel Almeida, seleccionador nacional, salienta que a sua equipa "deu uma imagem mais condizente com o seu valor na Ucrânia" e que está a "crescer de rendimento"-
Juliana Rosas, a capitã de equipa, é natural de Matosinhos, terra onde se respira Voleibol, incentiva os adeptos "a ajudarem a equipa" para Portugal poder oferecer uma exibição condizente com o seu apoio.

Mais declarações aqui

Pontos-chave para este jogo:
. Portugal conta com o apoio do seu público para alcançar o seu primeiro triunfo.
. O Azerbaijão quer dar mais um passo rumo à liderança.
. O bloco das portuguesas funcionou frente às ucranianas; como se portará diante da equipa que tem mais pontos de set conseguidos na Poule A?

Na 4.ª ronda, disputada na última quarta-feira, a Ucrânia venceu Portugal por 3-1 (25-19, 21-25, 25-22 e 25-20), em Ivano Frankivsk, localidade ucraniana.

1.º Set
Portugal iniciou o jogo com um serviço directo de Eduarda Duarte, sinal da determinação das portuguesas, que lograram acompanhar o ritmo acelerado de jogo das suas (bem) mais altas adversárias (6-6).
Se a turma das quinas encontrava o antídoto para os venenosos serviços das ucranianas, o mesmo não acontecia com os ataques da grande e poderosa oposta, Anastasia Kraduba (16-13).
Isso tornou-se mais evidente na recta final do parcial, quando Nadia Kodola pressionou com o serviço e Diana Karpets e Anastasia Kraduba completaram no ataque (22-18).
E foi com alguma naturalidade que as ucranianas selaram o set com um bloco de Irina Trushkina: 25-19.

2.º Set
A equipa liderada por Manuel Almeida reentrou bem no jogo, com um ataque de Marta Hurst a criar uma vantagem de dois pontos (7-5), a maior de Portugal até então, e com a mesma jogadora a manter a distância com um serviço directo (10-8). Aline Rodrigues, com dois blocos, e Juliana Rosas, com um ataque, mantiveram Portugal no trilho (14-11).
Um serviço directo da capitã cavou mais o fosso pontual (16-12). O bom momento lusitano foi recompensado com o reforço pontual (20-15), o que obrigou Gariy Yegiazarov a reunir com as suas jogadoras.
Portugal não se deixou abalar e fechou o triunfo com dois pontos de Aline Timm: 25-21.

3.º Set
Dois pontos de Juliana Rosas, no ataque e no serviço, deram vantagem a Portugal (4-2). A Ucrânia cresceu e passou para a frente (7-6), mas três pontos de Eduarda Duarte (um ataque e dois blocos) repuseram a verdade do jogo (9-7).
O volte-face desorientou as ucranianas, que desperdiçaram dois ataques (12-8) e viram Aline blocar o seu ímpeto atacante (13-8).
Dois serviços directos de Kodola aproximaram perigosamente as ucranianas e um bloco de Stepanuk igualou (13-13).
E foram os serviços da jogadora n.º 11 da Ucrãnia que possibilitaram a liderança no marcador à sua equipa (18-17). Galvanizadas, as ucranianas acertaram o seu bloco e afastaram-se (21-17).
A vencer por 23-19, a Ucrânia não ganhou para o susto com a reacção de Portugal (23-22)... mas conseguiu somar a segunda vitória em sets: 25-22.

4.º Set
O quarto parcial manteve o ligeiro ascendente da equipa da casa (9-7, 13-11, 14-12), mas o ímpeto das portuguesas começava a chocar com demasiada insistência na eficácia do bloco contrário... e a recepção não permitia um sideout produtivo (19-12).
Portugal não deitou a toalha ao chão e um ponto de Bárbara Gomes no ataque obrigou a Ucrãnia a tocar a recolher (19-15).
Marta Hurst era a imagem do inconformismo (23-20), mas era tarde demais: 25-20.

Nadiia Kodola e Marta Hurst, autoras de respectivamente 19 e 18 pontos, foram as melhores pontuadoras do jogo.

Declarações em https://www.facebook.com/fpvoleibol e Estatística aqui

Os jogos da Golden European League podem ser seguidos em directo através da Sport TV e no site laola1.tv
Os bilhetes têm o custo unitário de 2 euros.

Informações adicionais aqui

Na Selecção Nacional de Seniores Femininos, Manuel Almeida, ex-treinador do Porto Vólei, tem como adjunto Hélder Andrade. Ver currículo de Manuel Almeida e de Hélder Andrade

Competições

A Golden League disputa-se entre 19 de Maio e 6 de Junho e Portugal vai defrontar (em casa e fora) as selecções da Bulgária, Azerbaijão e Ucrânia.
Ver calendário da Poule A aqui

Os XVIII Jogos do Mediterrâneo «Tarragona 2018» – disputam-se na localidade espanhola de Tarragona de 22 de Junho a 1 de Julho 2018.
Ver mais informações aqui

A fase de qualificação para o Campeonato da Europa 2019 disputa-se entre 15 de Agosto de 2018 e 9 de Janeiro de 2019 e Portugal defronta (em casa e fora) as selecções de França, Dinamarca e Geórgia.
Ver calendário da Poule D aqui

Ver calendário da Golden European League 2018 e do Europeu 2019

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS