24-MAIO-2018
DUPLA VANESSA/GABRIELA VAI DISPUTAR
ETAPA DO WORLD TOUR NA TURQUIA


A dupla feminina de Voleibol de Praia Vanessa Paquete/Gabriela Coelho vai disputar, de 31 de Maio a 3 de Junho, na cidade turca de Alanya, uma etapa de uma estrela do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (Beach Volleyball World Tour).

As portuguesas, que participaram já em duas etapas de 3 estrelas – em Mersin (Turquia) e Lucerne (Suíça) –, contam já com 60 pontos no ranking internacional.

"Não há grande diferença entre as duplas que participam nas etapas de uma e de três estrelas; são praticamente as mesmas. Logicamente, para nós é mais uma experiência, mais uma oportunidade para pormos em prática aquilo que temos trabalhado.
As duas primeiras etapas [Turquia e Suíça] em que participámos serviram para avaliarmos o nosso trabalho e tentarmos colmatar neste período de mais ou menos três semanas algumas lacunas que tínhamos. Conseguimos mesmo evoluir nalgumas delas e agora vamos tentar pôr isso em prática no jogo
", salienta Ricardo Rocha, o treinador da dupla lusitana, acrescentando:
"Estivemos perto da vitória na última etapa [Lucerne], depois de termos feito um primeiro set muito bom [1-2 (22-20, 17-21 e 8-15), frente à dupla norueguesa Kjolberg/Hjortland] e vamos continuar a lutar por essa vitória.
Se não for possível, analisamos e avaliamos outra vez a nossa prestação e continuamos a trabalhar. É esse o nosso caminho e é isso que estamos preparados para fazer.
É lógico que queremos ganhar. Temos de ganhar dois jogos no Qualifying para entrar no Quadro Principal e é nisso que nos vamos concentrar.
Não vale a pena fazer projecções de alguma coisa porque ainda não sabemos com quem vamos jogar. O mais importante é que temos trabalhado bem, elas têm-se aplicado muito e penso que estamos cada vez mais próximos de consolidar o nosso jogo.
Não é fácil, irmos a uma prova, perdermos e não ter esse ritmo competitivo de jogar outra vez a seguir, mas queremos muito ganhar e vamos lutar por iss
o”.

Mais informações aqui

Presente em Lucerne esteve também a árbitra portuguesa Sandra Deveza, que participará noutras provas internacionais, como as etapas do World Tour em Ostrava, República Checa (Junho), Espinho (Julho) e Japão (Julho) e ainda os Youth Olympic Games em Buenos Aires (Outubro).

Ver mais informações sobre a dupla aqui e aqui

Não é a primeira vez que Gabriela e Vanessa jogam juntas, tendo disputado competições internacionais de Voleibol de Praia de escalões de formação, mais concretamente o Mundial de Sub-19, em 2013 (Porto) e o Campeonato da Europa de Sub-22, em 2016 (Grécia).

Gabi e Vanessa, apesar da sua juventude, respectivamente, 20 e 23 anos, já deixaram a sua marca a nível mundial, entre outros resultados mais ou menos relevantes:
– Vanessa Paquete (com Daniela Silva) foi vice-campeã do Torneio de Sub-21 da WEVZA, na Albufeira do Azibo, em 2014;
Gabriela Coelho (com Marta Hurst) venceu o I Torneio de Voleibol de Praia da Associação das Federações de Voleibol de Países de Língua Portuguesa (AFV-PLP), disputado na praia de Santa Maria, na ilha do Sal, em Cabo Verde, em 2017.

Ver historial internacional das atletas aqui

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS