16-MAIO-2018
PORTUGUESAS QUEREM CRESCER E SURPREENDER
NA ESTREIA DA GOLDEN EUROPEAN LEAGUE
 


Fotos: Américo Dias


Após os bons ensaios nos dois jogos amigáveis com a Espanha (3-1 e 2-3), disputados no decorrer do estágio em Viana do Castelo, a Selecção Nacional de Seniores Femininos, liderada por Manuel Almeida, vai estrear-se na Golden European League logo com dois desafios de peso frente a representantes da escola de Leste (Bulgária e Azerbaijão).

Que expectativas tem a Selecção Nacional relativamente a estes jogos de estreia, tendo em conta o trabalho já realizado?

O Seleccionador Nacional, Manuel Almeida, mostra-se satisfeito com a forma como o trabalho das suas pupilas tem decorrido, embora sublinhe que falta percorrer ainda um longo percurso num "processo de crescimento colectivo, técnico e táctico".

"Saímos satisfeitos dos dois jogos. Tivemos contributos positivos de todas. Além da necessidade de limitar o tempo de jogo de algumas atletas condicionadas fisicamente, o nosso objectivo passava também por avaliar em competição todas as jogadoras.
Fomos capazes de manter uma atitude muito competitiva e um nível de jogo elevado, embora intercalado com momentos de alguma inconsistência.
Os jogos com a Espanha, finalista da Liga Europeia no ano passado, foram dois bons testes que nos possibilitaram avaliar o nosso curto trajecto até ao momento e de certa forma vão permitir orientar o nosso trabalho no futuro mais próximo.
Ficamos com a consciência que podemos melhorar em todos os compartimentos do jogo e isso tem de ser uma motivação muito grande para todos nós, para treinarmos cada vez mais e melhor"
, reconhece, acrescentando:
"Os nossos próximos adversários são, teoricamente, duas das candidatas à vitória nesta competição. Estão recheadas de jogadoras que fazem parte das equipas que lutam pelos lugares cimeiros dos campeonatos europeus mais fortes como a Liga Italiana e a Liga Turca. Apesar de sabermos que as viagens serão longas e cansativas e que estas equipas nos irão colocar bastantes problemas em termos físicos, partimos com uma ambição muito grande de surpreender, com a consciência que estamos num processo de crescimento colectivo, técnico e táctico."

Joana Resende: "Estamos com uma vontade
enorme de iniciar a competição
"

A libero Joana Resende traduz por palavras o espírito que reina no seio da Selecção Nacional:
"Os jogos de preparação que fizemos com a Selecção da Espanha serviram para avaliar o nosso nível actual, experimentar algumas situações e ver o que temos de melhorar para chegar o mais perto possível do nível onde queremos estar.
Somamos duas semanas de trabalho intenso e queremos aproveitar todos os momentos competitivos sempre em busca da melhoria constante para alcançarmos o nosso objectivo maior que é o apuramento para o Campeonato da Europa.
Sabemos que as selecções da Bulgária e do Azerbaijão têm uma qualidade enorme e que nos vão criar imensas dificuldades, mas estamos com uma vontade enorme de iniciar a competição, sempre com um espírito vencedor e honrando as cores da nossa bandeira
".

A Comitiva Portuguesa, que viaja amanhã para a capital, ruma à Bulgária na sexta-feira, seguindo o itinerário:
Dia 18 Maio
Voo FB 564 - Lisboa / Sófia (Bulgária) - 00h05 / 06h00
Dia 20 de Maio
Voo TK1032 - Sófia / Istambul (Turquia) - 17h50 / 19h10
Voo TK 336 - Istambul / Baku (Azerbaijão) - 21h05 / 00h55

O regresso está agendado o dia 24 de Maio
Voo TK 337 - Baku / Istambul - 06h20 / 08h25
Voo TK 1449 - Istambul / Porto - 11h50 / 14h35 

Mais informações sobre o bilateral com a Espanha: imagens e declarações dos treinadores aqui e estatística aqui

Na Selecção Nacional de Seniores Femininos, Manuel Almeida, ex-treinador do Porto Vólei, tem como adjunto Hélder Andrade. Ver currículo de Manuel Almeida e de Hélder Andrade

Competições

A Golden League disputa-se entre 19 de Maio e 6 de Junho e Portugal vai defrontar (em casa e fora) as selecções da Bulgária, Azerbaijão e Ucrânia.
Ver calendário da Poule A aqui

Os XVIII Jogos do Mediterrâneo «Tarragona 2018» – disputam-se na localidade espanhola de Tarragona de 22 de Junho a 1 de Julho 2018.
Ver mais informações aqui

A fase de qualificação para o Campeonato da Europa 2019 disputa-se entre 15 de Agosto de 2018 e 9 de Janeiro de 2019 e Portugal defronta (em casa e fora) as selecções de França, Dinamarca e Geórgia.
Ver calendário da Poule D aqui

Ver calendário da Golden European League 2018 e do Europeu 2019.

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS