12-DEZEMBRO-2017
PORTUGAL COM MISSÃO POSSÍVEL
NA GOLDEN EUROPEAN LEAGUE
 

Portugal conheceu hoje os seus adversários na Golden European League, competição disputada por algumas das principais selecções europeias e que dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League), sucessora da Liga Mundial e cujo arranque está igualmente previsto para 2018.

Na Golden European League 2018, e em masculinos, a Selecção Nacional vai defrontar, na Poule C, as suas congéneres da Finlândia, República Checa e Espanha, nas seguintes datas, num total de seis rondas, disputadas em sistema de casa e fora:

1.ª Ronda (20 de Maio) – PORTUGAL x Espanha e Finlândia x República Checa
2.ª Ronda (23 de Maio) – Espanha x PORTUGAL e Rep. Checa x Finlândia
3.ª Ronda (26/27 de Maio) – Rep. Checa x Espanha e Finlândia x PORTUGAL
4.ª Ronda (30 de Maio) – Finlândia x Espanha e Rep. Checa x PORTUGAL
5.ª Ronda (2/3 de Junho) – Espanha x Rep. Checa e PORTUGAL x Finlândia
6.ª Ronda (6 de Junho) – Espanha x Finlândia e PORTUGAL x Rep. Checa

A Golden European League compreende três poules:

Poule A – Bélgica, Estónia, Eslováquia e Suécia
Poule B – Eslovénia, Holanda, Turquia e Ucrânia
Poule C – Finlândia, República Checa, PORTUGAL e Espanha

O 1.º classificado de cada poule e o organizador apuram-se para a fase final. Se o organizador for o 1.º classificado na sua poule, apura-se o 2.º classificado dessa mesma poule.
Os dois primeiros classificados desta Final Four europeia qualificam-se para a Challenger Cup, onde vão encontrar os vencedores das competições continentais disputadas sob a égide da NORCECA (América do Norte e Centro), AVC (Ásia) e o vencedor do play-off entre o vencedor da CSV (América do Sul) e da CAVB (África), bem como o organizador desta fase, num total de seis selecções.

O vencedor da Challenge Cup disputará um play-off de acesso à Liga das Nações de Voleibol de 2019 com uma das quatro desafiadoras (challenger teams)*.

Na Golden European League de femininos, a Selecção Nacional vai defrontar, na Poule A. a Bulgária, a Ucrânia e o Azerbaijão, nas seguintes datas, num total de seis rondas, disputadas em sistema de casa e fora:

1.ª Ronda (20 de Maio) – Bulgária x PORTUGAL Azerbaijão x Ucrânia
2.ª Ronda (23 de Maio) – Bulgária x Ucrânia e Azerbaijão x PORTUGAL
3.ª Ronda (26/27 de Maio) – PORTUGAL x Ucrânia e Bulgária x Azerbaijão
4.ª Ronda (30 de Maio) – Azerbaijão x Bulgária e Ucrânia x PORTUGAL
5.ª Ronda (2/3 de Junho) – Ucrânia x Bulgária e PORTUGAL x Azerbaijão
6.ª Ronda (6 de Junho) – Ucrânia x Azerbaijão e PORTUGAL x Bulgária

A Golden European League de femininos compreende três poules:

Poule A – Bulgária, Ucrânia, Azerbaijão e PORTUGAL
Poule B – Croácia, Hungria, França e Finlândia
Poule C – República Checa, Bielorrússia, Eslováquia e Espanha

O 1.º classificado de cada poule e o organizador apuram-se para a fase final. Se o organizador for o 1.º classificado na sua poule, apura-se o 2.º classificado dessa mesma poule.
Os dois primeiros classificados desta Final Four europeia qualificam-se para a Challenger Cup, onde vão encontrar os vencedores das competições continentais disputadas sob a égide da NORCECA (América do Norte e Centro), AVC (Ásia) e o vencedor do play-off entre o vencedor da CSV (América do Sul) e da CAVB (África).
O vencedor disputará um play-off de acesso à Liga das Nações de Voleibol 2019 com uma das quatro desafiadoras (challenger teams)*.

A Liga das Nações de Voleibol, que promete "revolucionar" a forma como o Voleibol é visto e apresentado aos adeptos, será disputada por 12 selecções chamadas principais – Brasil, Itália, Estados Unidos da América, China, Sérvia, França, Argentina, Irão, Polónia, Alemanha, Japão e Rússia – e quatro desafiadoras (challenger teams*), em 2018 a Austrália, a Coreia do Sul, o Canadá e a Bulgária.

A Liga das Nações substitui a Liga Mundial de Voleibol e oferece um total de 130 jogos, sendo que cada selecção disputará um mínimo de 15 jogos em cada edição da prova.

Mais informações aqui em www.fivb.com

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS