07-MARÇO-2017
FINAL DA LIGA MUNDIAL 2017
NA ARENA DA BAIXADA


A Final da Liga Mundial de 2017, Grupo 1, será realizada na Arena da Baixada (Estádio do Clube Atlético Paranaense), no município brasileiro de Curitiba, onde Portugal disputou o «Desafio de Ouro» com o Brasil.

Em Setembro de 2016, a Selecção Nacional de Seniores Masculinos enfrentou o (tri)campeão olímpico no chamado Desafio de Ouro.
Os dois jogos amigáveis foram disputados em estádios de futebol, um em Curitiba e outro em Brasília, que puderam ser seguidos in loco por mais de 70 mil espectadores e que se inseriram nas comemorações da conquista da medalha de ouro olímpica pela selecção então orientada por Bernardo Rezende (Bernardinho), servindo ainda para assinalar a despedida do já lendário libero brasileiro Serginho (Sérgio Dutra Santos), que disputou o seu último jogo com a camisola do seu país. 

A Liga Mundial regressa assim em força em 2017, com a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) a manter a aposta no formato de competição adoptado na edição anterior e que divide as selecções em dois grupos de 12 equipas (Grupos 1 e 2) e um grupo de 8 (Grupo 3).

O Grupo 2, no qual Portugal se sagrou vice-campeão em 2016 (Matosinhos), é composto por 12 selecções: Austrália, Portugal, Holanda, República Checa, Japão, Egipto, Eslovénia, Coreia do Sul, Turquia, Finlândia, Eslováquia e China.

A edição 2017 da Liga Mundial prolonga-se de 2 a 25 de Junho.
A Fase Intercontinental do Grupos 2 será disputada ao longo de três semanas, de 2 a 18 de Junho.
A Final 4 do Grupo 2, disputada pelos três melhores classificados na Fase Intercontinental e pelo país organizador (Austrália), realiza-se nos dias 23, 24 e 25 de Junho.

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos começa por defrontar, na cidade eslovaca de Poprad (2 a 4 de Junho), as selecções da Austrália, do Japão e da Eslováquia.
Seguidamente, defronta a Holanda, o Egipto e a República Checa, numa poule disputada na cidade checa de Ceske Budejovice* (9 a 11 de Junho).
Nos dias 16 a 18 de Junho, Portugal mede forças com as selecções da Finlândia, da Eslovénia e do Egipto, na capital deste país africano.
* Troca com a Holanda, que vai organizar a Poule I2

Ver calendário de Portugal na Liga Mundial 2017 aqui

Mais informações: www.fivb.org / www.cev.lu / www.cbv.com.br

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS