23-MARÇO-2013
AJF BASTARDO ERGUE 1.ª TAÇA
DE PORTUGAL DO SEU HISTORIAL
 

A Associação de Jovens da Fonte do Bastardo conquistou hoje a primeira Taça de Portugal do seu historial ao vencer, por 3-0 (25-20, 25-15 e 25-21), o Vitória Sport Clube, na Final da competição, disputada hoje no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra.

Fortemente apoiado pelo seu público, do princípio ao fim do jogo, o Vitória SC conquistou os primeiros pontos do jogo (2-0) mas os açorianos reagiram e empolgaram as cerca de duas centenas de adeptos entusiásticos ao atingirem o primeiro tempo técnico com uma vantagem de três pontos (8-5).
Os vimaranenses não desmoralizaram e equilibraram a partida no primeiro terço do set. Depois, um ataque do distribuidor Angel Melean (14-10) alargou a vantagem da AJF Bastardo, que atingiu a segunda paragem obrigatória em posição claramente vitoriosa (16-11).
Com duas antigas estrelas da Selecção Nacional em evidência, Manuel Silva fez, no ataque, o 17-12 e Adriano Paço respondeu à altura (13-17), o jogo ganhou nova vida e entrou numa toada mais equilibrada e muito competitiva (17-15, 18-16).
Mais forte no ataque, a equipa de Alexandre Afonso adiantou-se no marcador (20-16), mas Allan Cocato reuniu as suas hostes e os vimaranenses aproximaram-se (18-20).
Um bloco de Caíque Silva a Eurico Peixoto deu novo fôlego aos açorianos (22-18), que depressa selaram o set com pontos de Lucas Gregoret e Caíque Silva (25-20).

No segundo set, um bloco de Carlos Fidalgo (1-1) deu a entender que os vitorianos estavam dispostos a rectificar o resultado do primeiro parcial. Contudo, a AJF Bastardo também apostava em contrariar essa tendência, tendo-se adiantado no marcador (5-2). E, embora a equipa de Guimarães tivesse conseguido reaproximar-se (4-5), a AJF Bastardo logrou chegar ao primeiro tempo técnico com uma vantagem de quatro pontos (8-4), que prolongou no tempo (10-6, 12-8).
Pablo Cirqueira fez o 16-10 com um serviço directo e tudo se complicou ainda mais para o Vitória SC quando Gilson França fez o 17-10 de «penalty», ou seja, atacando ao primeiro toque após falha na recepção dos vitorianos.
O Vitória SC acusou o golpe e desconcentrou-se, disso se aproveitando o seu adversário para colocar-se em boa posição na recta final do parcial (19-11).
Novo serviço directo (22-14), desta feita de Manuel Silva, pôs a nu as dificuldades da recepção vitoriana, que não conseguiu criar obstáculos de monta ao triunfo da AJF Bastardo: 25-15.

No terceiro set, os açorianos entraram de rompante, servindo com agressividade e sustendo a reacção dos adversários através da sua defesa alta, tendo criado uma vantagem (4-1, 6-2), que procurou reforçar ao longo do set (8-3).
Jardel rubricou, no ataque, o 10-5 e os contornos da primeira vitória na Taça de Portugal começaram a ficar mais nítidos aos olhos do público afecto à AJF Bastardo.
Sentindo isso mesmo, o Vitória SC reagiu (8-11), recompensando assim os seus adeptos, que lhe devotaram sempre apoio incondicional não obstante o resultado ser negativo para os seus interesses.
Imperturbável, a equipa de Alexandre Afonso continuou a caminhar para a conquista da sua primeira taça. Primeiro, atingiu com uma vantagem substancial o segundo tempo técnico (16-10); depois, ao cometer poucos erros, conseguiu transformar em ponto os vários erros do seu adversário, sobretudo no serviço e na defesa alta (19-12).
Mas era muito cedo para acreditar que o «Conquistador» estava derrotado. O Vitória SC reagiu (17-20) e deixou tudo em aberto para a recta final do set.
Lucas Gregoret acabou com o impasse (23-19). Um serviço directo de Adriano Paço ainda fez o 21-23, mas Manuel Silva respondeu com o 24-21 e a AJF Bastardo selou o triunfo por 25-21.

Alexandre Afonso: "Estou muito orgulhoso por ter sido o primeiro treinador a conseguir a Taça de Portugal para a AJF Bastardo, à semelhança do que tinha acontecido com o primeiro título no campeonato.
É um privilégio trabalhar neste clube, que me dá excelentes condições de trabalho. Este grupo merece este troféu e muito mais...
Agora, temos mais uma batalha, no campeonato. Sabemos que é difícil, mas vamos dar luta".

Bruno Gonçalves: "Confesso que é com um sentimento de alívio e muita alegria que ergo este troféu, pois é a primeira vez que venço a Taça de Portugal e já fiz parte de equipas finalistas vencidas por três vezes e isso começava a pesar...
Tenho de agradecer esta conquista a todo o grupo, que tem feito um excelente trajecto e demonstrado muita força de vontade, ainda que por vezes possamos sentir que somos algo esquecidos por sermos uma equipa das ilhas".

Allan Cocato: "O Fonte Bastardo fez um grande jogo. Não arriscou muito e esperou pelos nossos erros. Mas estou muito feliz, pois atingimos a Final e batemo-nos sempre até ao fim, tendo contado sempre com o apoio dos nossos adeptos. Eles mostraram mais uma vez como se vive o Voleibol e o desporto em Guimarães.
Temos uma equipa com muitos miúdos de Guimarães e, se calhar, no princípio da época nunca estaria na cabeça de ninguém que conseguíssemos atingir a Final da Taça de Portugal. Daí a nossa alegria".

Mais informações: www.fpvoleibol.pt / www.cm-coimbra.pt